O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos-PB) aparece entre os parlamentares que mais utilizaram recursos da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) em 2025, ocupando a 7ª posição no ranking nacional de despesas. Os dados foram apurados pelo Paraíba Já.
De acordo com levantamento baseado na Transparência da Câmara dos Deputados, Romero registrou R$ 546.832,79 em gastos ao longo do ano, ficando entre os dez congressistas com maior uso da chamada “cota parlamentar”.
Com o volume registrado, Romero é o parlamentar da Paraíba com maior nível de despesas dentro da cota parlamentar em 2025. O deputado é o único paraibano no Top 10 dos gastos em âmbito nacional.
O ranking é liderado por outro paraibano, mas que não representa o estado no Congresso. João Maia (PP-RN), natural de Brejo do Cruz, é o líder do ranking apresentando um gasto de R$ 558.228,77.
A cota parlamentar, conhecida como “cotão”, é um recurso público destinado a custear despesas relacionadas ao exercício do mandato, como passagens aéreas, aluguel de veículos, combustível, manutenção de escritório e divulgação da atividade parlamentar.