SUCESSÃO PB – Vídeo de Lula não traz novidade, mas expõe preocupação de Veneziano com Nabor

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) conseguiu um vídeo do presidente Lula (PT) ratificando sua simpatia e apoio à sua reeleição ao Senado. Não é nenhuma novidade, mas o material foi divulgado neste domingo após uma semana de forte repercussão em torno das notícias publicadas por O Globo, na coluna de Lauro Jardim, e também pela jornalista Ana Flor, da GloboNews, dando conta de um possível apoio de Lula à pré-candidatura do ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), pai do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).

As publicações sobre Nabor incomodaram Veneziano, que chegou a classificá-las como sinal de desespero e algo plantado por Hugo e Nabor na imprensa nacional.

O fato é que, ao reafirmar o apoio a Veneziano, Lula não traz nenhuma novidade. As notícias envolvendo Nabor nunca trataram da possibilidade de o presidente deixar de apoiar o senador paraibano. O que se discutia era a possibilidade de Lula também estender sua simpatia e apoio a mais um pré-candidato ao Senado.

Isso porque o presidente já declarou apoio não apenas a Veneziano, mas também ao ex-governador João Azevêdo (PSB).

Fato é que Nabor tem avançado em sua pré-candidatura, e esse movimento vem sendo interpretado como uma ameaça ao projeto de reeleição de Veneziano.

Por isso, o vídeo funciona como um afago que o senador comemora, mas que não acrescenta um fato novo ao cenário político. O que ele evidencia é um incômodo cada vez mais explícito de Veneziano diante do crescimento de Nabor Wanderley na corrida por uma das vagas ao Senado.


REDAÇÃO + mauriliojunior