1a. NO NORDESTE – Governo da Paraíba investe R$ 1,5 milhão na primeira fábrica de leite em pó de cabra

A primeira fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra do Nordeste e a agroindústria pioneira em área de assentamento da Reforma Agrária vai processar por dia cerca de 45 mil litros de leite por dia. O início da sua operação está previsto para meados do mês de setembro no município de Casserengue, no Curimataú. O Governo da Paraíba é parceiro da iniciativa instalada no assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e está investindo R$ 1,5 milhão no projeto que vai beneficiar diretamente 390 famílias cooperadas de 16 municípios paraibanos. O projeto total está orçado em R$ 5,08 milhões. O lançamento oficial da fábrica ocorreu durante uma solenidade nessa sexta-feira (26), quando foi assinado o termo de repasse dos recursos estaduais.

A unidade de beneficiamento de leite de cabra em pó é um projeto da Cooperativa de Produção e Comercialização do Curimataú Paraibano (Coopac), que já atua comercializando leite de cabra e derivados como iogurte e queijo de coalho por meio da marca própria, a Nutrilê. Ela surgiu a partir do processo de organização dos produtores rurais e, atualmente, comercializa em torno de 50 mil litros de leite por mês de produtores de vários municípios do Curimataú. A própria Coopac está investindo R$ 1,5 milhão na instalação da fábrica e mais R$ 580 mil na infraestrutura da construção do prédio. A unidade conta ainda com recursos do Governo Federal.

O Governo da Paraíba apoia o projeto por meio de vários órgãos, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Projeto Cooperar.

O secretário da Sedap-PB, Júnior Nóbrega, participou da solenidade e destacou a relevância do novo empreendimento para a caprinocultura paraibana. “O lançamento da fábrica de beneficiamento de leite de cabra é um marco na caprinocultura paraibana. A Coopac está fazendo história e a mensagem que trago do governador Lucas Ribeiro é de que o Governo do Estado é parceiro e vai continuar caminhando junto dos produtores rurais”, afirmou. Ele frisou que a fábrica beneficiará toda uma cadeia produtiva ligada à caprinocultura e a população paraibana por meio dos programas sociais e, no geral, o consumidor, beneficiado com produtos de qualidade.

Durante a cerimônia, o governador Lucas Ribeiro foi representado pelo chefe de gabinete, Neto Nepomuceno. Ele realçou a importância do setor da caprinocultura como mola propulsora da economia local e que a nova fábrica contribuirá para o desenvolvimento não só do Curimataú, mas das demais regiões da Paraíba: “Eu tenho um orgulho muito grande de poder presenciar esse momento histórico”.

A secretária da Sedh, Neide Nunes, lembrou que o Governo do Estado já adquire da Nutrilê 36 mil litros de leite para os programas sociais. Ela citou as chamadas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras ações fundamentais para assegurar ao produtor rural a comercialização de seus produtos. “Vamos continuar trabalhando para ampliar essa parceria com os produtores rurais. Em breve, novas chamadas de aquisição de alimentos serão lançadas”, comentou.

Já o secretário da Seafds, Nico Vilar, frisou que a instalação da fábrica é fruto da ação de várias mãos e destacou, sobretudo, a ação da diretoria da Coopac. “A cooperativa já produz leite e iogurte de qualidade e agora vai produzir leite em pó de cabra, o que vai evitar o desperdício. O produtor rural não terá limite de cota e isto é importante para desenvolver ainda mais a economia das famílias e de toda a região”, avaliou.

O coordenador-geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, rememorou as parcerias com a Coopac. “O Projeto Cooperar trouxe uma ajuda financeira para esse projeto. O Projeto Cooperar tem esse viés de trazer benefícios para aquelas famílias que produzem. E é muito gratificante ver que as famílias do campo estão conseguindo manter os seus filhos na terra para que aumentem a produtividade econômica do estado da Paraíba”, pontuou.

O presidente da Coopac, Dido Lopes, afirmou que presenciava a realização de um sonho. Em poucas palavras, ele disse que naquele momento “queria agradecer a contribuição de todos na realização de um sonho”.

Para o representante comercial da Coopac, Augusto Belarmino, uma nova etapa muito importante começará após a entrada em operação da fábrica que é a comercialização. Ele enfatizou que a cooperativa começou com três produtores rurais e hoje tem 390 famílias associadas, mas ressaltou que a fábrica beneficiará 500 produtores rurais e que esse número deve chegar a 1,8 mil. “Muitos duvidaram, mas o trabalho aqui é coletivo, em mutirão. Hoje a gente está lançando essa fábrica, que gera renda, economia, dinheiro e ajuda a mandar a gente aqui na terra”, comentou.

Entre os parceiros para a implementação da unidade de processamento de leite em Casserengue está o Governo Federal, que investiu a quantia de R$ 1,5 milhão. A secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lilian Hahal, participou da solenidade e pontuou a importância da união de esforços para a implementação de projetos como a fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra em Casserengue. Ela frisou o papel do Governo do Estado como parceiro do Governo Federal em várias frentes na área social, como no Programa de Aquisição de Alimentos Leite (PAA).

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, frisou o caráter social do empreendimento. “A fábrica de leite em pó vai muito além de um ativo industrial: ela estabiliza o mercado agropecuário, viabiliza a logística humanitária e atua como um motor de desenvolvimento social, transformando o suor de produtoras e trabalhadores rurais em riqueza durável e emancipação econômica”, comentou.

A cerimônia de lançamento da fábrica de leite em pó de cabra da Paraíba foi prestigiada por várias autoridades, representantes de cooperativas rurais e produtores. A programação começou com um café da manhã. Em seguida, foi realizada uma mística e apresentadas canções e poemas relacionados à luta pela terra. No final, foi servido um churrasco.



REDAÇÃO + secom