A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, terá racionamento de água a partir desta segunda-feira (17). De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a medida é necessária em virtude do baixo volume de água nos reservatórios que abastecem o município, por conta da estiagem. O abastecimento será interrompido por dois dias a cada semana em cada bairro (confira o esquema completo ao fim desta matéria).
Além da Barragem da Farinhas, os outros três reservatórios abastecem Patos também estão em situação crítica, com menos de 30% do volume de água. O reservatório Jatobá, por exemplo, mede pouco mais de 13% do volume de água segundo a Aesa.
Para evitar que a cidade fique desabastecida, a Cagepa anunciou a adoção de um sistema de racionamento, com a suspensão do abastecimento em dois dias da semana. Os bairros vão passar por rodízio de dias para evitar a falta de água em todos eles de uma vez (confira abaixo).
O Município tem uma lei que proíbe o uso exagerado de água para atividades como lavar calçadas e veículos, com objetivo de evitar o desperdício. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade deve intensificar a fiscalização.
A equipe técnica da Cagepa deve avaliar o esquema de rodízio para determinar sua continuidade ou não ao fim do mês de novembro.
Locais que vão ficar sem água nas segundas e quintas-feiras:
Locais que vão ficar sem água nas terças e sextas-feiras:
Locais que vão ficar sem água nas quartas e nos domingos:
Fontes: REDAÇÃO + g1pb