A Acadêmicos de Niterói vai estrear no Grupo Especial do Carnaval do Rio em 2026 com um enredo de forte conteúdo político e social. A escola levará para a Marquês de Sapucaí o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e pelo enredista Igor Ricardo, e assinado por nomes como Teresa Cristina e Arlindinho, o enredo propõe um percurso biográfico que parte da infância de Lula no agreste pernambucano, passa pela atuação no movimento sindical do ABC paulista e chega à Presidência da República. A narrativa aposta em referências à superação, à justiça social e à construção de esperança como fio condutor do desfile.
Apesar da proposta explícita, chamou atenção o fato de que, nas vinhetas exibidas durante a programação da TV Globo, a escola não tem sido apresentada com o refrão do samba-enredo. Segundo divulgado, ficou de fora o trecho que diz: “Olê, olê, olê, olá / Vai passar nessa avenida mais um samba popular (olê, olê) / Olê, olê, olê, olá / Lula! Lula!”.
A Acadêmicos de Niterói será a primeira escola a desfilar no domingo de Carnaval, em 15 de fevereiro de 2026. Na avenida, a agremiação promete unir memória popular, contexto histórico e identidade cultural do samba-enredo para marcar sua chegada à elite do Carnaval carioca.
Ouça o samba abaixo:
Total Voters: 33