NORDESTE – Paraíba alcança 2ª posição com os melhores indicadores de Sustentabilidade Ambiental

A Paraíba alcançou a 2ª posição no Nordeste no indicador de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado, divulgado na última sexta-feira (6), comprova os avanços do estado na implementação de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

O ranking considera indicadores como emissões de poluentes, desmatamento, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e manejo de recursos hídricos. O desempenho da Paraíba reflete a consolidação de ações e estratégias que fortalecem um modelo de desenvolvimento mais equilibrado, aliado à preservação dos recursos naturais.

“O destaque da Paraíba no Ranking de Competitividade dos Estados demonstra que é possível avançar no desenvolvimento econômico sem abrir mão da preservação ambiental. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado e reforça a importância de ampliar investimentos na proteção dos recursos naturais e na melhoria da qualidade ambiental”, afirmou a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense. 

Projetos – Entre as iniciativas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que têm contribuído com a melhoria da Paraíba no ranking, destaque para o ‘Programa Paraíba Mais Verde’, voltado à recuperação da Caatinga e de áreas degradadas, além dos projetos ‘Sertão Vivo’ e ‘PB Rural Sustentável’, que fortalecem comunidades rurais, com investimentos superiores a R$ 350 milhões. 

Na área de segurança hídrica, os recursos destinados a projetos somam cerca de R$ 720 milhões, ampliando o acesso sustentável à água. A secretaria também vem desenvolvendo o programa ‘Regulariza PB’, que presta apoio aos produtores na realização ou atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), e o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que envolve jovens na pauta climática e na formação de novas lideranças ambientais. 

Ranking – O Ranking de Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e representa uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil nos pilares da Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Fontes: REDAÇÃO + secom