DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO – Coronel Ronildo assume Comando Geral da Polícia Militar da PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), promoveu mudanças no comando da Polícia Militar nesta quinta-feira (2), com a exoneração, a pedido, do coronel Sérgio Fonseca de Sousa. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e ocorre dentro do período de desincompatibilização previsto no calendário eleitoral.

Para assumir a função, o governo designou o subcomandante-geral da corporação, coronel José Ronildo Souza da Silva, que passa a acumular a responsabilidade pelo comando da Polícia Militar. A medida garante a continuidade administrativa da instituição durante a transição.

A saída de Sérgio Fonseca está relacionada à possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições deste ano. O nome do oficial vem sendo citado em articulações partidárias, com indicação de possível filiação a siglas como Republicanos ou Progressistas.

No mesmo movimento, também foi confirmada a saída da tenente-coronel Viviane Vieira, que deve concorrer ao Legislativo estadual pelo PSB. As mudanças acompanham o prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral, que determina o afastamento de ocupantes de cargos públicos até o dia 4 de abril para participação no pleito.

As exonerações fazem parte de um conjunto de ajustes na estrutura administrativa do Estado neste período pré-eleitoral, com reflexos diretos na organização das candidaturas e na composição das chapas para as eleições.

Fontes: REDAÇÃO + secom