DESENCONTRO – Efraim Filho critica nota pró-Toffoli e expõe racha na Federação União Progressista

O senador paraibano Efraim Filho (Republicanos) reagiu à nota divulgada pela Federação União Progressista em defesa do ministro Dias Toffoli, do STF, e deixou claro que a posição não reflete o sentimento majoritário do Congresso. A O Norte Online, Efraim afirmou que a manifestação não foi debatida com as bancadas e reiterou que a investigação sobre o episódio envolvendo o Banco Master precisa ir até o fim, como deseja a população brasileira.

A manifestação, no entanto, provocou reação imediata dentro do próprio Progressistas. Cinco dos oito senadores do partido divulgaram nota conjunta afirmando que a posição da federação não foi previamente debatida nem contou com a anuência da bancada no Senado, portanto não pode ser interpretada como representativa da legenda. O grupo reforçou que a posição oficial do PP no Senado é contrária à linha adotada por Ciro Nogueira e Rueda.

Assinam a nota a líder do partido no Senado, Tereza Cristina, e os senadores Dr. Hiran, Esperidião Amin, Luis Carlos Heinz e Margareth Buzetti. O episódio escancara um racha político dentro da base aliada da federação e expõe o desconforto de parlamentares com a tentativa de blindagem institucional em torno de ministros do STF no contexto do caso Banco Master.

Fontes: REDAÇÃO + polemicaparaiba