TRANSPARAÍBA – Águas chegam a Picuí e reforçam segurança hídrica no Curimataú

O município de Picuí passou a receber, nesta quinta-feira (2), as águas do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Curimataú, uma das principais obras de infraestrutura hídrica em execução na Paraíba. A operação representa mais um avanço na ampliação da oferta de água tratada para a região e fortalece a segurança hídrica de milhares de famílias.

Com investimento de R$ 340 milhões nesta primeira etapa, o Ramal Curimataú vai contar com 187 quilômetros de adutoras em oito municípios, estação de tratamento de água e sistemas de distribuição, beneficiando cerca de 83 mil habitantes. Em Picuí, mais de 18 mil moradores passam a contar com um abastecimento mais seguro e regular.

A chegada da água ao município integra o cronograma de expansão do sistema, que já entrou em operação também em Sossego, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cubati, Baraúnas e seguirá contemplando outras cidades da região, consolidando uma solução estruturante para um dos principais desafios históricos do Curimataú.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, destacou que a entrada em operação do sistema em Picuí representa mais um passo importante na universalização do acesso à água de qualidade no estado. “Estamos acompanhando a concretização de uma obra que transforma a realidade do Curimataú. A chegada das águas da Transparaíba a Picuí garante mais segurança no abastecimento, melhora a qualidade de vida da população e cria condições para o desenvolvimento econômico e social da região. É um investimento estruturante que assegura um futuro mais sustentável para milhares de paraibanos”, afirmou.

Além de ampliar a disponibilidade de água tratada, o sistema proporciona maior confiabilidade operacional ao abastecimento, reduzindo a dependência de soluções emergenciais e oferecendo mais estabilidade para o atendimento da população.

A segunda etapa do Ramal Curimataú vai ampliar ainda mais os benefícios da obra, contemplando outros 10 municípios por meio da implantação de 182 quilômetros de adutoras e sete estações elevatórias, com impacto direto para aproximadamente 108 mil habitantes. Quando concluído integralmente, o Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Curimataú – atenderá 18 municípios e beneficiará quase 170 mil pessoas em toda a região.


REDAÇÃO + secom