MAGNITSKY – Mauro Vieira e Marco Rubio conversam por telefone e combinam encontro em Washington
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, informou o Itamaraty nesta quinta-feira (9/10).
A conversa deu continuidade às tratativas entre os dois países iniciadas pelo diálogo entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump na segunda-feira (6/10).
Segundo o Itamaraty, “após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral”, Rubio e Vieira acordaram que equipes de ambos os governos se reunirão em algum momento próximo em Washington, em data a ser definida, “para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”.
Ainda de acordo com a pasta, Rubio convidou o chanceler brasileiro para integrar a delegação, “de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”.
Na segunda-feira, Trump e Lula conversaram pela primeira vez, desde que os Estados Unidos anunciaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em uma videoconferência de cerca de 30 minutos de duração, os presidentes tiveram “uma ótima conversa”, segundo Trump publicou em sua rede social, “em tom amistoso”, de acordo com nota enviada posteriormente pelo Planalto.
Na conversa, Rubio foi designado por Trump dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Fontes: REDAÇÃO + cb