O vereador Marcos Vinícius (PDT) criticou de forma contundente os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que altera a Lei da Ficha Limpa. Para o parlamentar, as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional já representavam “um retrocesso inaceitável” no combate à corrupção, e o presidente teria perdido a chance de barrar dispositivos que flexibilizam regras de inelegibilidade.

Segundo Marcos Vinícius, havia expectativa de que Lula vetasse os trechos considerados mais graves, mas os cortes foram apenas “cosméticos”, deixando intactos pontos que, em sua avaliação, enfraquecem um dos instrumentos mais importantes da política brasileira contra os maus usos da máquina pública.

“O atraso venceu. É lamentável ver um projeto que nasceu da força popular sendo desmontado assim. Lula perdeu uma grande oportunidade de corrigir esse rumo”, declarou o vereador.

Criada a partir de uma iniciativa popular que reuniu mais de 1,3 milhão de assinaturas, a Lei da Ficha Limpa foi considerada um marco da mobilização social contra candidatos com histórico de irregularidades. Marcos Vinícius relembrou os debates já travados na Câmara Municipal sobre o tema e prestou solidariedade ao ex-juiz Marlon Reis, um dos idealizadores da lei.

“Me solidarizo com Marlon Reis e com todos que defendem uma política com ‘P maiúsculo’, feita com ética e responsabilidade. Precisamos avançar, não retroceder”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fontes: REDAÇÃO + assessoria