As novidades da 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que terá início nesta sexta-feira (9), foram apresentadas à imprensa na manhã desta terça (6), na megaestrutura em que será realizada até o dia 1° de fevereiro, na orla marítima de João Pessoa. Entre as novidades, estão as peças que foram confeccionadas a partir de oficinas criativas ministradas por nomes como Ronaldo Fraga, Lu Azevedo, Renato Imbroisi e Sergio Mattos, fazendo do Salão do Artesanato o mais inovador de sua história. Nesta edição, o evento homenageia os artesãos mosaicistas, com o tema “Mosaico — Arte em cada parte.”
O Salão do Artesanato Paraibano é a principal aposta do segmento quando o assunto é geração de renda. Ao longo do ano, o evento tem duas edições — em janeiro, na Capital; e em junho, em Campina Grande. Ambos os períodos são de alta temporada. João Pessoa por conta do verão e das férias de janeiro; e Campina Grande, por conta dos festejos juninos do Maior São João do Mundo.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, falou da expectativa para mais uma edição do evento. “Muito feliz por estarmos mais uma vez fazendo o lançamento desse Salão, que será o maior de sua história. São 600 expositores nessa grande estrutura, na Orla de João Pessoa, nesse período de férias. Por isso, a gente não tem dúvida de que será um evento muito prestigiado e que vai deixar muitos frutos para o nosso artesão, para a nossa artesã. Todo o time de Governo, com parceiros como o Sebrae, preparou o 41° Salão do Artesanato com muito carinho para todos que fazem esse segmento e também para a nossa população, para o nosso turista”, externou.
Ana Maria Lins também evidenciou o lado solidário do evento. “Como em edições anteriores, a entrada é um quilo de alimento não perecível. Ao fim do Salão, tudo o que for arrecadado será distribuído com entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social na Grande João Pessoa. Por isso, é muito importante a solidariedade da nossa população, que não tem faltado a esse compromisso cristão, que é ajudar o próximo”, disse.
Já a segunda-dama Camila Mariz ressaltou que o Salão do Artesanato Paraibano é o resultado de uma série de ações para fortalecer o segmento no Estado ao longo do ano. “O Salão é uma grande vitrine de um trabalho que é realizado pela gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro durante todo o ano — com diversos parceiros, a exemplo do Sebrae, e com a indispensável confiança das artesãs e artesãos em todo esse trabalho. Os artesãos acreditam porque veem resultado. É um evento feito para a nossa população e os turistas que nos visitam neste período do ano. Por isso, a gente pode dizer que o Salão é um local em que os artesãos têm a oportunidade de ampliar ainda mais a sua rede de contatos, fortalecendo aquilo que esta Gestão acredita, que é ver o artesanato como gerador de renda”, observou.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, disse que, a cada edição, o Salão do Artesanato Paraibano consolida a viabilidade econômica e cultural do segmento. “Em cada edição, as peças estão mais bonitas, com um design sofisticado e — o mais importante — sem abrir mão do artesanato genuíno, que mostra a nossa identidade cultural. A gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro fortaleceu a produção artesanal no nosso Estado, melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias”, acrescentou.
As novidades — Além da exposição de peças artesanais inéditas, resultado das diversas oficinas criativas ministradas ao longo de 2025, outra grande novidade do 41° Salão do Artesanato Paraibano é a megaestrutura que foi montada no estacionamento do Hotel Tambaú, com uma área coberta de 6.000 metros quadrados — todo o espaço será climatizado.
A fachada do Salão do Artesanato, projeto do designer Sergio Mattos, homenageia o mosaico, com inspiração nas cores do mar de João Pessoa — visão que deve elevar a autoestima de quem é paraibano e encantar os olhos de quem é de fora. “A mesma cor que vemos na fachada é a cor do mar, das ondas do mar. Nossa referência é o mar de João Pessoa, mas sempre tendo em mente de que o destaque deve ser a peça, o trabalho do nosso artesão”, contou Sergio Mattos.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, não tem dúvidas do sucesso que será o Salão do Artesanato. “Nós passamos o ano de 2025 capacitando a base, as comunidades de artesãos, os arranjos produtivos. Então, esses artesãos vão estar apresentando todo o resultado dessas capacitações aqui, no Salão do Artesanato, que será o maior em termos de inovação dos últimos tempos. No labirinto, temos uma coleção fantástica, que foi trabalhada por Lu Azevedo; no crochê, temos uma coleção que foi trabalhada por Ronaldo Fraga; temos ainda a renda renascença, que foi trabalhada por Renato Imbroisi. Ou seja, novidades não vão faltar no 41° Salão do Artesanato Paraibano, atendendo o desejo de um público que sempre nos visita e que ansiava havia muito tempo por novidades e também abrindo novos mercados para o nosso artesanato”, comentou.
“Mesmo com todas essas novidades, algo não mudou. Todos os estandes foram colocados de forma que sejam visitados por todo o público que vier ao Salão, oferecendo oportunidades iguais a todos os artesãos”, frisou o arquiteto responsável pelo projeto do Salão do Artesanato, Gustavo Vaz.
Luciano Holanda, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PB, externou felicidade por mais uma parceria com o Governo da Paraíba na realização do Salão do Artesanato, que fomenta o empreendedorismo no Estado. “É uma alegria, em nome da diretoria-executiva do Sebrae-PB, estarmos mais uma vez nesta parceria para realizar um evento que vai gerar grandes negócios e que, por isso mesmo, está na direção daquilo que acreditamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que é o empreendedorismo”, completou.
Outra grande novidade fica por conta das atrações culturais, como o Projeto Quinta Delas. Nesse dia da semana, apenas mulheres se apresentarão para o público da Praça da Alimentação, conforme adiantou Bia Cagliani, presidente da Funesc.
A alegria dos homenageados — Com o tema “Mosaico — Arte em cada parte”, a 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia nove artesãos mosaicistas: Antônio Jacob, Therezinha Cattena, Wallace Verçosa (Wally), Maria Lúcia (Marilu), Hosana Batista, Francisca Ramalho Diniz, Andréa Cahino, Cristiane Galdino e Tereza Cristina.
“A expectativa é muito grande, porque essa homenagem que estamos recebendo nos faz olhar para trás e percebermos quantas coisas já fizemos e também nos faz refletir em quantas coisas ainda teremos pela frente, porque o Salão do Artesanato é uma janela de oportunidades, de visibilidade, de credibilidade. O sentimento é de gratidão por esse momento”, agradeceu Tereza.
“Essa homenagem vem consolidar ainda mais todo o trabalho que temos desenvolvido há 11 anos com o mosaico. É um carimbo de qualidade sobre o nosso trabalho”, emendou Cristiane.
O lançamento do 41° Salão do Artesanato Paraibano foi prestigiado também pelo secretário-executivo da Comunicação Institucional (Secom-PB), Fábio Barros; pela secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; pela presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; e Yara Alencar, coordenadora de Capacitação do PAP, entre outros auxiliares da Gestão.
Dimas Rohn (3 Comunicação) e Thiago Lucena (Sebrae-PB) também participaram do lançamento.
41° Salão do Artesanato Paraibano
Quando: 9 de janeiro a 1° de fevereiro de 2026
Onde: Estacionamento do Hotel Tambaú (Orla de João Pessoa)
Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível