O Governo da Paraíba, por meio do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), divulgou as listas dos candidatos autorizados a abrir o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e dos indeferidos, após a etapa de Análise Documental da 4ª chamada no Programa de Habilitação Social (PHS). As relações estão disponíveis no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br.

A partir desta quarta-feira (8) até o próximo dia 17, os candidatos desclassificados poderão ingressar com recursos junto à Comissão do PHS, por meio do site do programa (no link disponível). De acordo com os resultados da análise de documentos, foram deferidos 940 candidatos (aptos ao Renach). Um total de 34.257 paraibanos se inscreveu no programa, lançado pelo Governo da Paraíba em dezembro de 2023.

Com o objetivo de atender à população de baixa renda, o programa possibilita, de forma gratuita, a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, contemplando hipóteses de adição e mudanças de categorias, bem como para renovação do documento de habilitação.

O candidato beneficiado é dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e da renovação de CNH. Todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) credenciados ao Detran-PB estão aptos a receber os candidatos classificados no PHS.

Segue, abaixo, o cronograma atualizado desta fase do PHS:

CRONOGRAMA – PHS
AÇÕES DATAS/PERÍODOS
Divulgação dos candidatos classificados para preenchimento das vagas remanescentes 29 de agosto de 2025
Análise Documental 1 de setembro a 6 de outubro de 2025
Divulgação dos classificados e desclassificados 7 de outubro de 2025
Envio dos Recursos 8 a 17 de outubro de 2025
Resultado da Análise do Recurso 21 de outubro de 2025
Lista final dos candidatos APTOS para gratuidade da CNH 23 de outubro de 2025
Prazo final para abertura do RENACH dos candidatos APTOS Abertura do RENACH: 29/10/2025
Término do prazo: 28/11/2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secom