DEBATES POPULARES DE VOLTA – Depois de uma longa parada por ‘N’ motivos, o Programa Trem das Onze retoma o ‘DEBATES POPULARES’ a cada último domingo de mês. Sucesso absoluto em dois anos seguidos em que foi realizado, o ‘DEBATES POPULARES’ volta ao Trem das Onze no próximo dia 23, último domingo deste mês. Como debatedores, teremos: JOTA FRANÇA, PADRE FRANCIVALDO, IVAMAR GOMES E NONATO SARAIVA. No decorrer dos próximos dias anunciaremos a pauta de temas a serem debatidos.

 

VIRALATISMO – Lembram quando o então Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, bateu continência para bandeira norte americana? Pois é, a extremada subserviência do inelegível estava só começando. Agora, condenado pela Justiça Eleitoral, prestes a ser indiciado em outros crimes pela Procuradoria Geral da República, ele aprofunda ainda mais sua genuflexão aos EUA, tentando dele obter, via Donald Trump, uma reviravolta de seu inferno astral judicial no Brasil, prometendo que, caso volte à Presidência da República, autorizará a instalação de uma  base militar norte-americana na tríplice fronteira, no sul brasileiro e, ainda, que retirará o Brasil do BRICS, bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (fundadores), além de dezenas de outras nações.  O nome disso: subserviência, servilismo, submissão, sujeição, adulação, bajulação, capachismo, puxa-saquismo, sabuice ou, resumidamente, viralatismo. 

 

CADÊ O PT? – A deputado estadual Cida Ramos (PT) reclamou o PT não ter sido convidado para uma reunião na Granja Santana entre o Governador João Azevêdo (PSB) , o Vice-Governador Lucas Ribeiro (PP), o Presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena(PP), o Vice-Prefeito da capital, Léo Bezerra (PSB), a Senador Daniella Ribeiro (Pres. Estadual do PSD) e o Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro ( Pres. Estadual do PP), para a sucessão 2026. Mas, afinal, o PT paraibano já definiu o que quer? Vai ter candidatura própria como certamente advogam o Deputado Feral Luiz Couto e o ex-Governador Ricardo Coutinho, ou acompanha a chapa situacionista na sucessão? Antes de definir se o partido é aliado ou oposição, não faz sentido convidá-lo realmente!

 

BAL E DANIELLA – Penso que o Prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins (PSB), cumpriu com sua obrigação como gestor municipal ao, estando em Brasília, procurar a Senadora Daniella Ribeiro (PP), 1a. Secretária da Mesa Diretora do Senado Federal. Por que não deveria? É obrigação de todo Prefeito buscar melhoras para seu município. E a obrigação de Senadores e Deputados é receber todos os gestores que os procurarem, porque para isso foram eleitos. Eleitos, diga-se de passagem, pelos eleitores dos municípios dos gestores paraibanos. Se o Prefeito apoiou ou não essa ou aquela candidatura, se o Prefeito votou ou não nessa ou naquela candidatura, isso pouco  importa, ou deveria importar. Os eleitos são representantes do povo e, nessa condição, têm obrigação moral de por ele trabalhar. Receber prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, sindicais…, é trabalhar pela coletividade. Erram ou que não procuram e erram os que não recebem ao serem procurados!

 

TÁ VIRANDO MODA – Com a sucessão 2026 absolutamente deflagrada, a discussão primeira é a formação da chapa majoritária no campo da situação. João Azevêdo fica, João Azevêdo sai, Lucas Ribeiro será candidatos, Lucas Ribeiro não será candidato, e por aí caminhamos diuturnamente. A novidade, agora, é cada um puxar não uma apenas, mas duas sardinhas para sua brasa. Primeiro foi o Republicanos que reivindicou: “temos direito a duas vagas na chapa”. Agora é o partido do Governador, via Fábio Tyrone (ex-Prefeito de Sousa), reclamar: “O PSB deve ter duas vagas na chapa”. Se isso prevalecer, o que acho difícil, só sobrarão para os demais partidos  aliados as quatro vagas de suplência de senador. 

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Duas vagas reivindica o Republicanos. Outras duas reivindica o PSB. E PP e o PSD não reivindicam nada? Além disso, João Azevêdo saindo para disputar a eleição de Senador, o Governador, de fato e de direito, será Lucas Ribeiro (PP), e isso não tem como ser alterado. Já combinaram tudo com ele?

 

FICHA LIMPA – Lei criada com a chancela do povo brasileiro, estão querendo alterar a Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional. Os arautos da honestidade, as vestais da correção pública, as palmatórias contra a corrupção brasileira (lembram-se deles?), agora não querem mais a Ficha Limpa. Por que? Simples: porque estão com a ficha suja! Entenderam ou preciso desenhar? 

 

E POR FALAR EM PALMATÓRIA – Tenho observado de uns tempos para cá um posicionamento arredio de alguns conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba, em relação à indicação de nomes pela Assembleia Legislativa da Paraíba para substituir conselheiros aposentados. Segundo Fábio Nogueira, atual presidente, embora a escolha do novo conselheiro seja uma prerrogativa da ALPB, o Tribunal de Contas tem o poder de vetar a posse caso o indicado não cumpra os critérios estabelecidos. “O Tribunal pode não dar posse a quem não tiver idoneidade, conduta ilibada, àquele que não atenda a todos os requisitos, ressaltou Nogueira. Ele também destacou que o histórico de vida do indicado será analisado por meio de certidões que comprovem sua idoneidade. Ou seja, salvo melhor entendimento, o Presidente do TCE está dizendo que nem todos que integram a Assembleia Legislativa, têm as qualificações exigidas para ser conselheiro. Só para não esquecer, dos sete conselheiros titulares do TCE, atualmente, 4 vêm de indicações políticas: o próprio Fábio Nogueira (ALPB), Nominando Diniz (ALPB), Arnóbio Viana (ALPB) e Fernando Catão (Cunhado do então Governador Cássio Cunha Lima).

 

IBAMA E O PETRÓLEO DA MARGEM EQUATORIAL DO BRASIL – Há possibilidades de haver uma enorme reserva petrolífera na margem equatorial do Brasil. A Petrobras está prestes a dar um dos passos mais importantes dos últimos anos no setor de exploração de petróleo e gás. A chamada Margem Equatorial, região localizada no litoral Norte do Brasil, tem sido apontada como um potencial novo “pré-sal”, com enormes reservas de petróleo ainda inexploradas. Mas, para que essa operação seja aprovada, a estatal precisa do aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que tem gerado intensas discussões no setor energético e político. Com um investimento robusto em infraestrutura de contenção e segurança ambiental, a Petrobras já atendeu a todas as exigências do Ibama para dar início às perfurações. A questão agora é: a liberação finalmente será concedida? Isso foi o motivo do Presidente Lula tachar de “lenga-lenga”  essa demora do Ibama. 

 

MUDANÇA NO HRC – Um passarinho me contou que o Deputado Federal Wilson Santiago (Republicanos) está mexendo as peças do xadrez político para indicar a nova Direção Geral do Hospital Regional de Cajazeiras, que está prestes a ser mudada. O passarinho contou que Santiago se viu traído por lideranças políticas de Cajazeiras que aderiram recentemente à pré-candidatura Fábio Tyrone para Deputado Federal, e que por isso faz questão de indicar a nova direção. E, segundo o avoante, já tem até nome escolhido para o cargo: Antônio Fernandes, que já foi Diretor do HRC, e atualmente é o Reitor da UFCG concluindo seu mandato, filho de Uiraúna!

 

MUDANÇA NA 9a. REGIONAL DE ENSINO/CAJAZEIRAS – Quem também deve ter mudança muito em breve é a Direção da 9a. Regional de Educação, em Cajazeiras. Com o pedido de exoneração da atual Diretora, Fernanda da Silva Chagas, quem estaria pleiteando a indicação  do seu nome é o advogado Adjamilton Pereira, ligado ao deputado Chico Mendes (PSB).

 

TREM DAS ONZE – Neste próximo domingo (23) o Senador Efraim Morais (União Brasil) será o entrevistado do programa, às 11 horas.

 

  • Fernando Caldeira