OPOSIÇÃO COM ALTIVEZ – O deputado federal Cabo Gilberto não é, nem de longe, o protótipo de parlamentar em que eu sairia de casa para votar. Não compactuo com a maioria de suas ideias e posições, muito menos com a defesa do governo Bolsonaro. Ainda assim, declaro aqui, de público, meus parabéns a ele. Oposição na Paraíba, Cabo Gilberto é dos poucos que faz oposição com altivez.



OPOSIÇÃO COM ALTIVEZ 1 – Explico: a grande maioria dos parlamentares (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) que estão na oposição em suas respectivas casas legislativas, praticam a política do quanto pior, melhor, que sempre acaba produzindo seus efeitos ruins não nos seus opositores, mas nos eleitores.



OPOSIÇÃO COM ALTIVEZ 2 – Diferente dos que fazem oposição prejudicando os eleitores, o parlamentar do PL, mesmo sendo oposição ao Governo do Estado, destinou uma emenda de 11 milhões de reais para a segurança pública paraibana. A maior emenda parlamentar da história para a segurança pública do Estado da Paraíba não foi de um deputado aliado a João Azevêdo (PSB). Foi de Cabo Gilberto, seu opositor e possível candidato à sua reeleição em 2026. Um exemplo a muitos parlamentares que fazem oposição opondo-se, em última instância, aos eleitores que neles votaram.



MAU EXEMPLO DO LÍDER DO GOVERNO – Um dos parlamentares que conheço e que lamentavelmente pratica essa oposição do quanto pior, melhor, é justamente o líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Chico Mendes. Derrotado na justiça eleitoral que o impediu de buscar um terceiro mandato executivo consecutivo, o que é inconstitucional, e derrotado também nas urnas com as candidaturas de Pablo Leitão e Nil Mendes, sua esposa, para a Prefeitura de Cajazeiras, aquele parlamentar simplesmente não destina um centavo sequer dos 4 milhões de reais que detém de emendas parlamentares para aquela municipalidade. Chico precisa aprender com Cabo Gilberto como se portar com altivez e dignidade na condição de parlamentar de oposição.



MAU EXEMPLO DO LÍDER DO GOVERNO 1 – E olhem que Chico Mendes obteve 7.389 votos para sua eleição parlamentar em Cajazeiras. Votação ainda maior que na sua terra, São José de Piranhas (7.168 votos) e, salvo engano, a maior votação obtida em qualquer dos municípios onde foi votado em 2022 para seu 1º mandato na Assembleia do Estado. Ou Chico Mendes não é mais candidato a deputado, ou já conseguiu outra área eleitoral para substituir sua votação em Cajazeiras. Por que, comportando-se contrariamente à cidade que lhe proporcionou a maior votação nominal de sua eleição, claro está que perderá grande parte desse lastro eleitoral.



DIFERENÇA DE COMPORTAMENTOS – Entre Cabo Gilberto e Chico Mendes, a diferença é que o primeiro faz oposição com altivez sem prejudicar o eleitor, enquanto o líder do governo prejudica seus próprios eleitores para satisfazer seu ego ferido pelas urnas de 2024. Ruim para sua história e para sua continuidade na vida pública. Afinal, se ele faz isso com Cajazeiras que lhe deu a maior votação nominal em 2022, imaginem o que não pode fazer com municípios de votação inferior!



QUEREM MUDAR A FICHA LIMPA – Deputados bolsonaristas estão tentando em Brasília mudar a Lei da Ficha Limpa, aquela que afasta das eleições políticos condenados pela justiça. Você é capaz de adivinhar por que? Isso mesmo, porque eles querem viabilizar a candidatura do condenado Jair Bolsonaro em 2026. Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha!



UMA NO CRAVO, OUTRA NA FERRADURA – Parece que vai ser assim a presidência do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) na câmara baixa do Congresso Nacional. Eleito com 444 votos, ampla maioria da casa, Motta está qual um equilibrista que balança pra lá e pra cá, mas não cai de lado algum. Até quando conseguirá se equilibrar, é a pergunta que se faz hoje nos corredores em Brasília.



A PROPÓSITO DE HUGO MOTTA – O novo Presidente da Câmara dos Deputados disse em entrevista na capital federal que é contra a regulamentação das redes sociais pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se não o STF, quem então fará essa regulamentação, presidente, já que o Congresso até agora não se dispôs a fazê-lo? Ou V. Exa. defende que elas continuem sendo terra sem lei, onde crimes e mais crimes são cometidos a toda hora?



RECADOS/PETARDOS DIRETOS E INDIRETOS – Quanto mais se aproxima o tempo de definições para a composição da chapa governista à disputa eleitoral do próximo ano, na Paraíba, mais frequentes se tornam os recados/petardos emitidos por protagonistas do processo. Num dia foi o Presidente da ALPB, Adriano Galdino: “o Republicanos quer duas vagas na chapa, a de governador e uma de senador”. Dia seguinte foi o Governador João Azevêdo (PSB): “a chapa majoritária não é matemática”, alfinetou. Claro como a luz do Sol!



VITAL FARIAS – Ao final destas escritas tomo conhecimento da morte do poeta e compositor paraibano Vital Farias, “o cantador que encantou o mundo com a sua Saga da Amazonia e depois de percorrer Oropa, França e Bahia, voltou à terrinha, sentou praça no bairro do Róger e decidiu aqui viver até que a morte o levasse. Ela o levou hoje e o levou pelo coração através de um mal súbito”, como nos informa o confrade Tião Lucena. Nossa homenagem a Vital:








* Fernando Caldeira