CALDEIRA POLÍTICA
ZÉ FEDERAL OU ESTADUAL? – A vontade do ex-prefeito Zé Aldemir (PP-Cajazeiras) é mesmo disputar uma vaga à Câmara Federal, onde já exerceu um mandato de 1995 à 1998. Mas, como diz o ditado, “vontade é coisa que dá e passa!” E parece que essa vontade vai mesmo passar.
ZÉ FEDERAL OU ESTADUAL 1? – A vontade de Aldemir em voltar à capital como deputado federal deve ser substituída muito em breve pela realidade dos fatos. Que fatos? Primeiro a dificuldade em desbancar algum dos 11 que hoje compõem a bancada federal paraibana na câmara baixa do Congresso Nacional, depois que inventaram essas coisas de emenda impositiva, emenda pix, e outros que tais. Essas novidades dificultam muito a renovação dos quadros políticos pelo poder eleitoral que conferem aos atuais mandatários, que “compram” prefeitos com essas emendas. Segundo porque a PB poderá perder 2 vagas na sua representação parlamentar federal, em virtude de uma atualização da representatividade de cada Estado brasileiro naquela casa legislativa, em face dos novos índices populacionais auferidos pela mais novo censo do IBGE, cujo projeto já está lá para ser votado. Bons motivos pra Zé deixar sua vontade passar, não?
AMAP / AMASP – A Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (Amasp) não é nem sombra do que um dia foi a Associação dos Município do Alto Piranhas (Amap), sua antecessora. Sabem por que? Por interesse e divisão política. Enquanto na antiga Amap prevalecia o associativismo municipalista independente de partidos políticos e interesses eleitorais de um e outro, na Amasp aconteceu exatamente o contrário. Resultado: a Amap que tinha 14 prefeituras filiadas, hoje é Amasp com menos da metade disso. Interesses políticos na frente dos interesses da região.
DANIELLA FOI CLARA – A Senadora Daniella Ribeiro (PP) confirmou em entrevista o que o filho e Vice-governador Lucas Ribeiro (PP) já havia dito dias antes: só cabe um Ribeiro na chapa de situação na eleição de 2026. Ou seja: Se Lucas for o candidato a Governador, Daniella não concorre à reeleição ao Senado; se não for Lucas o candidato, Daniella disputa sua reeleição. E ces`t fini.
MAIOR CARNAVAL DA PB – A Prefeita de Cajazeiras esteve nesta segunda-feira (27) em audiência com o Secretário Estadual de Cultura, Pedro Santos, buscando apoio para a realização do que será, sem dúvida, o maior carnaval do Estado. O secretário mostrou-se interessado e disposto a contribuir. Afinal de contas, Cajazeiras é Paraíba, ou não?
E POR FALAR NISSO – Por falar na Prefeita cajazeirense, ela aguarda a confirmação de uma audiência que protocolou junto ao Gabinete Civil do Governador João Azevêdo (PSB).
PARAÍBA INFORMADA – Sob este título, enviado por jornalismocomcredibilidade@gmail.com, chega uma notícia que teria sido publicada no jornal Folha de São Paulo, demonstrando “que diversas obras com verbas do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), no seu reduto eleitoral em Patos, onde seu pai Nabor Wanderley (Republicanos) é prefeito estão abandonadas. Hugo é o candidato favorito à presidência da Câmara dos Deputados neste ano.” Queimação pura de ‘fogo inimigo’. Desconfia-se que o endereço acima seja oriundo de Campina Grande!
PESQUISA SÉRIA NÃO MENTE – O Brasil nessa nova era Lula saiu da 14a. posição para 8a. maior economia mundial. O Brasil nessa nova era Lula tem o seu PIB com crescimento acima das melhores previsões e da maioria dos países do G20. O Brasil nessa nova era Lula tem quase o pleno emprego com a menor taxa de desempregados de todos os tempos. Mas, apesar disso tudo, Lula tem hoje o menor índice de aprovação. Por que? Simples: porque o povo não se alimenta de PIB e de crescimento da economia. O povo se alimenta de arroz, feijão, carne, ovos, batata… . E esses, como se sabe, estão com alta de preços, seja por conta da desvalorização do real perante o dólar, seja pela quebra de safras por conta das intempéries do clima. Se não conseguir baixar o preço dos alimentos, o governo não aumentará sua popularidade.
APARENTEMENTE, TUDO BEM – O clima pesado oriundo de uma fala do Presidente da ALPB, Adriano Galdino, que disse não aceitar ser desconsiderado como potencial pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, aparentemente passou. Dias após o mal estar entre Galdino (Republicanos) e João Azevêdo (PSB), um encontro de ambos, na Granja Santana, parece ter posto fim ao climão criado. Aparentemente tá tudo bem. Mas se lembre, que “as aparências às vezes enganam.”
FICAR OU SAIR – Eis o dilema que deve estar atormentando noites a dentro o Governador João Azevêdo (PSB). Ficar no governo e concluir o mandato ou deixá-lo e concorrer ao Senado Federal? Seu antecessor Ricardo Coutinho (PT) ficou, o elegeu Governador, e depois caiu em desgraça política. E João sabe disso e sabe da importância de um mandato! Ficar ou sair, eis a questão!
- Fernando Caldeira