CALDEIRA POLÍTICA
LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SEGUNDO A LEI – Os adeptos da extrema direita brasileira (bolsonaristas) vivem repetindo, feitos papagaio, que regular as mídias/redes sociais é atentar contra a liberdade de expressão. Mentira! Eles sabem que o que afirmam não é verdade, mas insistem no discurso porque querem-nas como são hoje: território livre para cometimento de crimes de injúria, difamação, calúnia, racismo, misoginia, pedofilia…, e por aí vai.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SEGUNDO A LEI 1 – E aí se pergunta: mas por que a extrema direita brasileira quer manter esse território livre para cometimento de crimes? Muito simples: por que ela tem como matéria prima de seus interesses políticos, a mentira e suas correlatas. Ora, se não puder mentir, injuriar, difamar, caluniar, promover o racismo, a misoginia, o discurso de ódio, etc…, a extrema direita não terá como enfrentar a verdade dos fatos, sua eterna adversária.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SEGUNDO A LEI 2 – E por que o Brasil ainda tem esse território livre para cometimento de crimes contra seus cidadãos? Porque deputados federais e senadores ainda não fizeram a lição de casa. Por que os congressistas em Brasília veem em suas reeleições, em seus ganhos financeiros, e nas benesses que podem advir das grandes Big Techs com sua inação em relação ao tema, suas prioridades. Trocando em miúdos, os malefícios que esse território livre para cometimento de crimes já causaram, causam e continuarão causando, principalmente contra o regime democrático, caso não haja uma regulação do mesmo, estão pouco importando a quem deveria nos representar em Brasília; deputados e senadores.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SEGUNDO A LEI 3 – E enquanto suas excelências dão de ombro para o tema preocupados exclusivamente com os próprios umbigos (reeleição, ganhos financeiros, benesses, etc…) o cidadão brasileiro vai sendo vitimado na pele, na alma e na consciência. E, inconscientemente, o brasileiro continua sendo levado para o jequi do curral eleitoral que, a cada quatro anos, mantém o status quo parlamentar desses mesmos que hoje, mais uma vez, nos viram as costas e nos deixam à própria sorte!
AINDA NOS RESTA O STF – Num país onde deputados e senadores não legislam sobre assuntos tão sérios e impactantes para a vida cotidiana como a regulamentação das mídias/redes sociais, resta-nos a justiça. E nesse particular, o Brasil vai muito bem! O Supremo Tribunal Federal, principalmente, tem sido assertivo e rígido na defesa dos princípios constitucionais, impedindo que a nação regrida à sombrios tempos do passado. Se o Congresso não faz a defesa do povo, que o STF o faça!
ESCORRENDO PELOS DEDOS OU É SÓ IMPRESSÃO? – De uns tempos para cá tenho tido a impressão de que o Governador João Azevêdo (PSB) tem perdido as rédeas políticas do “seu grupo”. Antes, palavra primeira e única, Azevêdo hoje é uma entre tantas outras. E quanto mais o prazo para definições vai se exaurindo, mais vozes se somam àquela que já foi primeira e única! A sucessão 2026 está escorrendo pelos dedos de João Azevêdo ou é só impressão?
“O QUE ME LASCA É MINHA MEMÓRIA” – O falecido Luiz Otávio, quando do Correio Debate de outrora, criou um jargão onde afirmava “o que me lasca é minha memória”, quando ia falar sobre declarações pretéritas, principalmente dos políticos paraibanos. Pois bem, o hoje Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), quando no seu ‘ retiro eleitoral’ de anos passados, dizia que não queria mais saber de política, etc e tal. Pois quis e elegeu-se e reelegeu-se Prefeito da capital. E agora dá todos os sinais de que caminha para uma candidatura a Governador. O que nos lasca é nossa memória, né mesmo Luiz?
CPI DO PADRE ZÉ – A Comissão Parlamentar de Inquérito é um direito das minorias parlamentares, desde que alcancem o número mínimo de assinaturas, para sua instalação. Se a oposição conseguir esse número, não vejo como impedir a CPI do Padre Zé, como estão chamando. E pro governo, se é pra ter CPI, melhor que seja logo, porque em ano eleitoral, é um desastre total.
CHICO PEDIU E O GOVERNADOR GARANTIU – No lançamento de sua candidatura à Prefeitura, com a presença de João Azevêdo (PSB), o deputado Chico Mendes (PSB) enumerou e pediu obras para Cajazeiras:
1 – Policlínica da Zona Norte,
2 – Centro de Eventos,
3 – Restauração do Mercado Público,
4 – Museu da Cultura,
5 – Urbanização do Açude Grande,
6 – Perimetral Norte e,
7 – Perimetral Leste.
Fala do Governador logo em seguida: “O que for preciso fazer para que Cajazeiras volte a ser o grande motor de desenvolvimento do sertão, pode contar comigo; é meu compromisso com esta cidade”, disse.
Aguardamos!
POLÍTICA ESCROTA – O radicalismo e a polarização políticas no Brasil são de tal monta, que levam a imprensa ao ridículo papel de porta voz de suas próprias convicções, com raríssimas exceções. ‘Tocada’ por pessoas engajadas politicamente até a medula, de um lado e de outro, rádios, TV`s, jornais, sites, blog`s e outros bichos mais noticiam menos fatos que versões. E pior, versões de seu$ financiadore$, quando não dela própria, ao sabor de suas conveniências. O resultado disso é uma notícia deturpada e deformada, e um povo desinformado da verdade! Uma lástima!
- Fernando Caldeira