PIONEIRISMO ESTADUAL – Prefeitura de Cajazeiras cria e instalada a Secretaria Municipal de Participação Popular
Cajazeiras sempre na frente, já tem sua Secretaria Municipal de Participação Popular, que foi criada e aprovada na Câmara Municipal. A prefeita Corrinha Delfino empossou o titular da pasta, ex-vereador Rivelino Martins (amarelo) e secretário adjunto, Wanderley Figueiredo (azul).
O trabalho será intenso na organização e execução das atividades do Orçamento Popular, mecanismo governamental que vai permitir que os cidadãos possam influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.
Segundo o secretário, ex-vereador Rivelino Martins, o projeto visa incentivar e realizar com a sociedade civil o orçamento de investimentos do Município. “Sim. É um grande momento para Cajazeiras e sua população, para que possamos definir suas prioridades, com a participação da comunidade”.
A secretaria andará com a população, na organização das plenárias e divisão das atribuições sobre a importância da participação social efetiva, de modo livre e universal nas assembleias e fóruns de discussão para a tomada de decisão orçamentária, para que haja êxito na elaboração das propostas, execução e controle do orçamento popular. Isso é só o começo.
Para o secretário adjunto, Wanderley Figueiredo, esse trabalho é da maior importância, porque é um avanço e mostra que Cajazeiras será sempre uma referência. “Estamos juntos na gestão de Corrinha e com Rivelino, para trabalharmos escutando o povo sertanejo”, disse.
Junto com a comunidade
Será um trabalho junto da Secretaria com as comunidades do município, promovendo encontros, plenárias populares com todos os cidadãos de Cajazeiras — (que estudam, trabalham, vivem, constroem e têm sonho para realizar ) – poderão votar e indicar propostas de obras e serviços que consideram prioritários para seu bairro, distrito ou comunidade rural, a serem incluídos no orçamento público de Cajazeiras.
Com essa política, a gestão da prefeita Corrinha Delfino vai dando seus primeiros passos.
Prioridades
– Encontro com os secretários municipais
– Realização de aproximadamente 30 reuniões preparatórias das plenárias
– Roda de conversas populares
– Ciclo de plenárias temáticas e setoriais da Secretaria de Participação Popular
– Plenárias setoriais nos distritos e zonas da cidade, garantindo ampla participação popular
– Estratégias de mídia e divulgação
– Audiência pública para debater a democracia participativa e o controle social da gestão municipal
– Integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável
– Atividade de formação dos conselheiros municipais
– Avaliação do ciclo atual e planejamento do próximo ciclo de plenárias
Fontes: REDAÇÃO + maispb