TEM GENTE MUITO PREOCUPADA – A ascensão do deputado Hugo Motta (Republicanos) à condição de Presidente da Câmara Federal em fevereiro próximo, que tudo indica está definida, e a bem provável candidatura do governador João Azevêdo (PSB) ao Senado Federal em 2026, tem deixado gente graúda da política paraibana, em Brasília, com dor de cabeça.

TEM GENTE MUITO PREOCUPADA 1 – É que o Presidente Lula (PT), até então exclusividade política quase total sua a nível de Paraíba, agora divide papos, conversas informais, formais e até reuniões com os aqueles dois que, à boca miúda, podem disputar as duas vagas ao Senado pela situação. É 2026 se aproximando e o funil afunilando!

CENTRO DE CONVENÇÕES DO SERTÃO – Depois que o governador João Azevêdo anunciou que vai construir um Centro de Convenções no Sertão paraibano, Cajazeiras ‘levantou imediatamente a mão’ para informar que a Prefeitura Municipal já tem um terreno em área nobre da cidade, medindo aproximadamente 35 mil metros quadrados para doar ao Estado da Paraíba. E, segundo observadores, seria muito injusto a terra do padre Rolim não ser a escolhida para ser sede desse novo empreendimento. Afinal de contas, a cidade de Patos foi premiada com a construção do Hospital de Trauma do Sertão. A cidade de Sousa foi igualmente premiada com a construção do Hospital da Mulher do Sertão. Nada mais justo, portanto, que agora seja Cajazeiras contemplada com o Centro de Convenções do Sertão.   

 

CENTRO DE CONVENÇÕES DO SERTÃO 1 – Não fosse pelo explicado acima, e pela expressiva votação que a cidade deu à João Azevêdo na sua reeleição (mais de 75% dos votos válidos), Cajazeiras ainda tem o peso de três deputados estaduais da bancada de sustentação do governo. Além disso, “a cidade que ensinou a Paraíba a ler” tem dois cursos de medicina, dois cursos de direito. cursos de letras, filosofia, matemática…, e uma série de outros.

 

CENTRO DE CONVENÇÕES DO SERTÃO 2 – Em outros tempos a associação dos municípios da região já teria reunido os prefeitos e tirado um documento apoiando a construção desse Centro de Convenções em Cajazeiras. Afinal, o benefício é à toda região por ela polarizada. Cadê a Amasp? 

 

CENTRO DE CONVENÇÕES SO SERTÃO 3 – Por falar nisso, cadê também a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindbens, a Câmara de Vereadores, o Sindicado dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato Patronal, a Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI), a Associação Amigos de Cajazeiras (AAC)? Cadê as forças civis de Cajazeiras? Tá na hora de acordar pessoal!!!! É tempo de lutar!!!!

 

PESCADORES E RIBEIRINHOS PEDEM SOCORRO – Num passado não muito distante a seca era a preocupação dos pescadores de Boqueirão de Piranhas e ribeirinhos do Rio Piranhas, em Cajazeiras, São José de Piranhas e outras glebas. Agora, com a chegada das águas do Rio São Francisco a preocupação é com o DNOCS e a ANA. Isso mesmo, o órgão federal responsável pela manutenção do açude (DNOCS) e a responsável pela regulação hídrica do manancial (ANA), estão fazendo uma tremenda lambança que está culminando com a secura do açude. Com capacidade para 250 milhões de metros cúbicos, Boqueirão de Piranhas, hoje, não tem mais de 50 milhões. Por que? Nem o DNOCS nem a ANA  se pronunciam. É uma esculhambação e nossas lideranças políticas caladas sem dar um pio!

 

BANCADAS REDUZIDAS – Se o projeto de lei que propõe a atualização das bancadas na Câmara Federal em conformidade com dados do último Censo realizado no Brasil for aprovado, a Paraíba perderá duas vagas, passando de 12 para 10 deputados federais. Em isso se confirmando, reduz-se também o número de deputados estaduais. A bagaceira vai ser grande! 

 

CATASTROFISMO TERRORISTA – Aqueles que ficam a propagar que o Brasil vai mal, o fazem por ignorância ou por má fé. Ou talvez por ambos. A verdade é que o país hoje está praticamente no pleno emprego, com a mais baixa taxa de desocupação de todos os tempos. A verdade é que o PIB brasileiro cresceu 3,6% em 2024, acima das projeções e previsões dos “especialistas”. A verdade é que a inflação está controlada em 4,68%, quando o teto da meta era 4,5%, menor que grande parte dos países do mundo. A verdade é que o Brasil vai bem sim, mas essas história de dar ganho real ao salário mínimo e propor isentar de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês, não agrada ao “mercado” que, como agente direto dos interesses dos mais ricos, tentar impor uma agenda de catástrofe econômica, quando é exatamente o contrário. 

 

AUDIÊNCIAS COM GOVERNADOR – A prefeita Corrinha Delfino (Cajazeiras – PP), disse que brevemente estará solicitando audiência com o governador do Estado para tratar de demandas do município, entre elas Centro de Convenções do Sertão e Carnaval 2025. Espera-se que João Azevêdo (PSB) tenha mais consideração com a prefeita professora do que teve com o ex-prefeito José Aldemir (PP), que solicitou quase uma dezena de audiências em seus 8 anos de gestão, mas só foi recebido 2 vêzes.

 

 

  • Fernando Caldeira