CALDEIRA POLÍTICA
MAS… – Taxa de desemprego cai a 6,2%, menor índice desde o início da série histórica; inflação controlada a níveis muito próximos da meta do Banco Central (BC); índices de miséria e pobreza caem ao menor nível no país desde 2012; PIB cresce 0,9 % no terceiro trimestre deste ano, índice maior que o de grandes potências mundiais, mas…, foi só o o governo propor a isenção do Imposto de Renda para os que ganham até 5 mil reais por mês para que o tal “mercado” criasse um clima de terra arrasada no Brasil.
MAS 1… – Sabem por que? Simplesmente porque para isentar 26 milhões de brasileiros do IR, a proposta governamental aumenta um pouco o Imposto de Renda de quem ganha mensalmente acima de 50 mil reais, o que totaliza, aproximadamente 100 mil pessoas no país. Ou seja, o “mercado” quer 26 milhões de brasileiros pagando mais para que 100 mil paguem menos. É só isso e nada mais!
MAS 2… – Onde está lógica disso? Simples: o “mercado” são as famílias mais ricas do Brasil, segundo o ex-banqueiro Eduardo Moreria, e estão, portanto, dentro daqueles 100 mil abastados que querem que a classe média e os pobres se estrepem e que eles continuem desfrutando dos lucros de seus investimentos financeiros pagando menos Imposto de Renda que o andar de baixo. Entendeu ou quer que desenhe?
ALGO ESTÁ ERRADO – A explosão da violência policial no país acende a luz vermelha para as autoridades. Ou pelo menos deveria acender. Não é razoável que quem tem o dever de proteger e dar segurança a quem lhe paga, faça exatamente o contrário. Temos visto nas TV´s quase diariamente ações truculentas, insanas e covardes por parte de Policiais Militares contra cidadãos. Fossem bandidos, foras da lei, criminosos, ainda assim o que se tem visto não se justificaria. Quanto mais com cidadãos que, com seus impostos, pagam esses policiais.
ALGO ESTÁ ERRADO 1 – Dizem alguns que o erro maior é o curso de formação das PM’s no Brasil. E explicam: a formação dos nossos policiais é baseada quase que exclusivamente nos ensinamentos que são dados nas nossas Forças Armadas (FA’s – Exército, Marinha e Aeronáutica). E complementam: as FA’s são ensinadas a combater e destruir o inimigo, o que não é nem deve ser o ofício das Polícias Militares que, ao contrário, devem dar segurança e tranquilidade à população. Nem elas devem destruir e nem são a Justiça para determinar castigos ou coisa que o valham. Enquanto Governadores e Secretários de Segurança acharem que com tiro, bomba e porrada as PM’s estarão dando segurança à população, estaremos todos inseguros.
VAI BEM UM PAÍS ONDE O POVO VAI MAL? – A pergunta é: quando um país “vai bem” e seu povo vai mal, o país vai bem? Explico: não há país sem uma população, um povo. Se sua população não vai bem, como se pode dizer que o país vai bem? Pois é exatamente isso o que a chamada ‘grande imprensa’ (Estadão, O Globo, etc…) está afirmando: que a Argentina vai bem, obrigado, e que está dando lições econômicas ao continente. Incrível é que com uma simples busca no Google, vê-se que a pobreza na Argentina aumentou vertiginosamente. E a pergunta volta: quando um país “vai bem” e seu povo vai mal, o país vai bem?
O NOME DISSO É CHANTAGEM – O Governo Federal enviou ao Congresso um pacote com cortes de gastos. O objetivo é tirar o país do atoleiro. Sem cortar gastos, o país não vai andar. O Congresso, no entanto, botou a faca no pescoço de Lula e mandou dizer que só vota o pacote se o ministro Flávio Dino, do STF, liberar as emendas represadas desde agosto.
O ministro suspendeu a liberação dos recursos das emendas exigindo transparência. Uma transparência que o Congresso não vai aceitar, pois todo mundo sabe que por debaixo dos panos tem gente se dando bem com essas emendas parlamentares. São R$ 26 bilhões que estão represados e olhados com jeito guloso por deputados e senadores. E assim a chantagem campeia. Se não liberar as emendas, não haverá cortes de gastos. Viram que tipo de Congresso o eleitor brasileiro elegeu? (Tião Lucena)
AGORA VAI – Como diz o companheiro radialista Sales Fernandes, agora vai: “Projeto do deputado distrital Martins Machado, ligado à Igreja Universal em Brasília, cria o Dia de Conscientização da Alma. O projeto foi aprovado ontem pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Agora, é aguardar para ver as almas perambulando conscientes pelas ruas da Capital da República, sem querer voltar para o limbo, onde esperam pelo Dia do Juízo Final. Já na Paraibeabá, o governador João Azevêdo (PSB) sancionou uma lei de autoria do deputado estadual Chico Mendes (PSB) que cria o Dia do Motorista de Aplicativo no calendário oficial do Estado. Pessoal, não vale rir, ok?
GOL DE LULA – O acordo Mercosul- União Europeia selado hoje na capital do Uruguai, Montevideo, é uma vitória pessoal do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, quea empenhou-se de corpo e alma para que o mesmo fosse feito. Após 25 anos de negociações, o pacto estabelecerá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, abrangendo mais de 700 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de US$22,3 trilhões. Apesar do “mercado” brasileiro!
ti ti ti`s
. Dia 22 próximo a Prefeita eleita de Cajazeiras, Corrinha Delfino, presta entrevista ao Programa Trem das Onze;
. O Prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, está de marcapasso novo e pronto para iniciar sua caminhada à 2026;
. O que se faz hoje terá consequências amanhã também na política;
. “Cartaxo diz que aliança com Ricardo Coutinho foi só para 2024 e que em 2026 será outro cenário;
. Ministério Público pede cassação do Prefeito reeleito de Conceição;
. A Rádio Alto Piranhas passará em breve de emissora AM para FM;
. Os esgotos de São José de Piranhas são jogados no Açude de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) e o MP, óh, caladiiiinho, caladiiiinho!
* Fernando Caldeira