DOMINGO DE ELEIÇÃO – Veja o que funciona em João Pessoa e Campina Grande
A eleição municipal chega ao segundo turno amanhã, em João Pessoa, e a ocasião deve alterar o funcionamento de alguns serviços na cidade, especialmente o transporte público. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), todas as linhas de ônibus estarão em circulação e o embarque será gratuito entre as 6h e as 20h. Para utilizar o serviço sem pagar a tarifa, o eleitor precisa apresentar o Passe Legal e o título de eleitor.
Ainda conforme a Semob-JP, agentes de mobilidade também estarão nas ruas, com o objetivo de fiscalizar a operacionalidade dos ônibus. Em caso de necessidade de intervenção, eles são orientados a acionar as empresas de transporte. Os passageiros também podem acionar o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott), enviando mensagens no WhatsApp (83) 98760-2134.
Comércio em JP
No setor comercial, os estabelecimentos podem abrir ou não, a depender da intenção dos lojistas. Contudo, segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, é necessária a observância de alguns requisitos. “O comércio pode funcionar normalmente, desde que se cumpra o que está na convenção coletiva de trabalho, como o pagamento de uma parcela de indenização para os trabalhadores ao final do expediente. Também é obrigatório dar oportunidade para todos os funcionários exercerem o direito de voto”, ressalta.
Quem costuma frequentar feiras livres ou mercados públicos aos domingos, em busca de frutas, verduras e outros produtos, também não deve ter surpresa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), espaços como as feiras do Oitizeiro e de Grotão funcionam normalmente. O horário habitual é entre as 5h e as 12h, mas está sujeito à variação, de acordo com o movimento do dia. As exceções ficam por conta do Mercado Central, que é fechado, e de feiras como a de Jaguaribe, cuja atividade ocorre na quarta-feira.
Já os shoppings, em sua maioria, mantêm o horário regular. Tanto o Shopping Manaíra como o Shopping Mangabeira abrem a praça de alimentação às 11h30, enquanto as lojas e os espaços de lazer podem ser acessados a partir das 12h. Ambos os estabelecimentos fecham às 22h. No Shopping Tambiá, a praça de alimentação e a PlayToy funcionam das 12h às 20h, enquanto as demais lojas estarão abertas entre as 13h e as 20h. O Shopping Sul, pro sua vez, tem horários diferentes para as lojas e para os serviços de alimentação. As primeiras funcionam entre as 12h e as 20h; os segundos abrem às 11h, encerrando o expediente às 22h. O Mag Shopping, por fim, libera a praça de alimentação entre as 11h30 e as 22h, ao passo que as lojas ficam abertas das 13h às 21h.
Um estabelecimento que deve mudar seu funcionamento é o Shopping Liv Mall, uma vez que também sedia cinco seções eleitorais da Zona 76. Os eleitores poderão frequentar o local no horário de votação, das 8h às 17h. Já a alameda de serviços estará fechada, enquanto outros espaços seguem horários específicos. Às 10h, a praça de alimentação abre, funcionando até as 21h. Ao meio-dia, o acesso à Estação da Turma da Mônica e ao Rock&Ribs fica liberado, com a primeira fechando às 21h e o segundo, uma hora depois. As demais lojas funcionam entre as 13h e as 21h.
Lazer e alimentação
Um espaço muito procurado pelos pessoenses para o lazer nos finais de semana é o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como a Bica. Localizado na Avenida Gouvêia Nóbrega, no Baixo Róger, ele funciona amanhã conforme a programação corriqueira, abrindo às 8h e fechando às 17h. A aquisição de ingressos para a entrada, contudo, só pode ser feita até as 16h.
Já os interessados em aproveitar o domingo com uma refeição fora de casa poderão procurar os bares e restaurantes da cidade, cujo funcionamento será regular. Vale ressaltar, inclusive, que não há proibição legal para a venda de bebida alcoólica no estado durante o dia das eleições. A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba, Thamara Cavalcanti, afirma que o cenário de normalidade deve se manter, também, na procura dos clientes. “Para esse segundo turno, a gente não espera que o movimento aumente nem que diminua. Diferente do primeiro turno, quando houve uma queda na clientela, porque muita gente foi votar no interior”, explica.
Saúde
Os serviços de Saúde 24h seguirão ofertados normalmente em João Pessoa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a população poderá recorrer a atendimento médico, caso necessário, em uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), situadas nos bairros de Cruz das Armas, Manaíra, Bancários e Valentina Figueiredo. Já os atendimentos de urgência em saúde mental são realizados no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado no prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira, enquanto usuários que necessitem de serviços odontológicos urgentes devem procurar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Torre e de Mangabeira. Os hospitais municipais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cujo telefone é 192, também funcionam normalmente.
Em Campina Grande
Os principais shoppings, Luiza Motta e Partage, abrirão às 11h. O Luiza Motta fechará às 17h, ou seja, uma hora mais cedo do que o normal, enquanto o Partage funcionará até as 22h, como regular. O comércio local, incluindo a Feira Central, permanecerá fechado, conforme a prática habitual.
Já os serviços considerados essenciais como supermercados e farmácias, poderão manter suas atividades, mas deverão seguir as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo que os colaboradores tenham tempo suficiente para votar. Não será permitido desconto nas horas de ausência para esse fim.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Alto Branco e Dinamérica, estarão abertas em regime de 24 horas. Já as policlínicas municipais não funcionarão no domingo, como é costume.
Quanto aos parques públicos, o Parque da Liberdade e o Parque da Criança seguirão seu horário habitual de funcionamento nos finais de semana, das 5h às 18h.
Transporte
Assim como foi feito no primeiro turno do pleito municipal, os eleitores de Campina terão gratuidade nas passagens de ônibus durante todo o domingo (27). O benefício abrange todas as linhas de transporte público em circulação que, segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), funcionarão no horário dos dias úteis, ou seja, das 5h às 22h50.
Segundo Vítor Ribeiro, superintendente da STTP, a gratuidade funcionará na modalidade catraca livre. “No primeiro turno, nós tivemos mais de 30 mil pessoas utilizando o transporte público para se deslocarem até os locais de votação. Amanhã iremos garantir novamente essa mobilidade e é só as pessoas entrarem nos ônibus, sem precisar apresentar documento algum, que já vai ter o acesso liberado”, detalhou Ribeiro.
Fontes: REDAÇÃO + jampanews