A partir desta segunda-feira (30), todos os municípios da Paraíba estarão aptos a receber o sinal de internet 5G. A informação foi confirmada pelo Governo Federal na terça-feira passada (24), após a liberação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações.

As operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativação das estações de quinta geração em mais 189 municípios do Brasil, incluindo cidades paraibanas. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a expectativa é de que a conectividade chegue até mesmo aos locais mais remotos do país: “Com essa liberação, esperamos que as operadoras alcancem esses locais e, assim, a gente leve conectividade a cada vez mais municípios”.

Com a decisão, 23 unidades da federação terão todos os seus municípios liberados para a implantação do 5G, somando 5.191 cidades cobertas, o que representa cerca de 96% da população brasileira. Entre os estados beneficiados estão o Acre (AC), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e, agora, a Paraíba (PB).

É importante destacar que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa a instalação imediata do 5G nas localidades. O início das operações depende do planejamento de cada operadora, conforme seus cronogramas.

A decisão também abrange a migração do sinal de TV aberta via antenas parabólicas, que agora operará na banda Ku, substituindo a banda C satelital para evitar interferências. Famílias inscritas no Cadastro Único que utilizam parabólicas para recepção do sinal de TV aberta podem solicitar gratuitamente o kit de adaptação oferecido pela Siga Antenado (EAF).

Para mais informações sobre os municípios já liberados, o planejamento da Anatel, e os detalhes sobre as estações do 5G, os dados podem ser acessados no painel público da agência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fontes: REDAÇÃO + t5