IMPUGNAÇÕES – Esta semana devem sair as decisões do juiz da 68a. Zona Eleitoral, Macário Oliveira Júnior, em relação aos pedidos de impugnação de registro de candidaturas pelo Ministério Público Eleitoral, Avante e PP, em relação ao deputado Chico Mendes, e pelo PSB, em relação à professora Corrinha Delfino. Já tem gente comprando lenço pra chorar!  Vai ser um “rio de lágrimas”, como diz a música. 

 

SEM TER O QUE FALAR – Incrível como alguns radialistas engajados politicamente procuram chifres em cabeça de cavalo tentando implicar de alguma forma a gestão municipal de Cajazeiras, na questão da contratação, via licitação pública, do Instituto de Gestão Social.



SEM TER O QUE FALAR 1 – Organização da sociedade civil (OSC), o Igespe tem natureza privada mas sem fins lucrativos com atuação principal na área de saúde, complementando a rede do SUS através da promoção nesse setor.



SEM TER O QUE FALAR 2 – Perdidos sem informações fáticas e substanciosas para qualquer avaliação, esses ‘profissionais do rádio’ não apontam qualquer irregularidade na contratação efetuada há 10 meses, portanto ano passado, mas ainda assim insinuam maus feitos embasados pura e simplesmente na vontade politiqueira de tentar sujar a imagem da gestão, na busca de dividendos político-eleitorais para seus candidatos subliminarmente apoiados diariamente em seus microfones.



SEM TER O QUE FALAR 3 – A propósito, vê-se claramente um elo de atuação entre esses “profissionais”, vereadores da oposição (PSB/PMN) e a assessoria jurídica do PSB na cidade. Esta última dá o mote acusatório, ainda que desprovido de qualquer prova, para em seguida os vereadores repercutirem nas sessões da Câmara e finalmente os radialistas (alguns) comentarem sobre o mote acusatório sem provas, insinuando irregularidades. É a antiética, seguida pela anti-política e findada pelo anti-jornalismo. Caminho próspero para destruição da democracia!



SEM TER O QUE FALAR 4 – Só que este conluio do mal não prosperará. E por vários motivos: primeiro porque o povo não é besta e sabe distinguir a verdade dessas fake news; segundo porque o povo conhece de perto cada um dos protagonistas dessa ópera bufa de baixo nível e sabe que eles só “operam” por interesses contrariados na gestão pública; e terceiro porque o mal nunca vence o bem e o bem sempre vence o mal.



SEM TER O QUE FALAR 5 – Esse conluio do mal em Cajazeiras é uma versão “Organizações Tabajara” do ‘Gabinete do Ódio’ instituído num passado triste e recente por Jair Bolsonaro, e deu no que deu. Só uma diferença: enquanto o ‘Gabinete do Ódio’ era operado pelo Partido Liberal (PL), o “Conluio do Mal” é operado por gente do PSB e do PT, por incrível que pareça!

 

MAIS UMA VEZ  A CÂMARA – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta à Câmara Municipal de Cajazeiras, sob a gestão do presidente Eriberto de Souza Maciel, destacando a necessidade urgente da adoção do sistema eSocial. A recomendação faz parte do Relatório de Acompanhamento da Gestão, cujo objetivo é prevenir possíveis falhas que possam comprometer a administração orçamentária, financeira e patrimonial do órgão legislativo.

 

E POR FALAR NELA – A propósito, como ficou aquela denúncia do TCE-PB de contratações irregulares no Poder Legislativo Cajazeirense? Segundo o Tribunal de Contas, funcionários com duplo vínculo empregatício e fantasmas recebem mensalmente do erário público cajazeirense, irregularmente. Já foi dada alguma explicação ao povo de Cajazeiras, mantenedor da Câmara Municipal através dos impostos que arrecada, ou o povo é mero detalhe para o dirigente daquele poder?

 

CUIDADO JOÃO! – O Governador João Azevêdo tem sido constantemente alertado por aliados políticos e alguns deputados, de cuidados que deve ter, se quiser mesmo disputar um mandato eletivo em 2026 com chances de vitória. Muitos que hoje estão recebendo seu apoio nos municípios estarão no palanque de Ricardo Coutinho em 2026. Avisado João está!

 

LEITURA OBRIGATÓRIA – ‘O vírus da mentira e o algoritmo do ódio constituem o ambiente propício para o descrédito na democracia’ (https://noticiaspb.com.br/2024/08/11/opiniao-o-virus-da-mentira-e-o-algoritmo-do-odio-constituem-o-ambiente-propicio-para-o-descredito-na-democracia/

 

PAPUDA OU BANGÚ – Que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai pegar cadeia, não tenho dúvidas. A dúvida que ainda reina é se vai cumprir seus anos de cárcere na Papuda, em Brasília, ou em Bangu, no Rio de Janeiro! E só não foi condenado, ainda, porque o crimes são muitos e complexos.

 

 

  • Fernando Caldeira