CALDEIRA POLÍTICA
REGISTRO DE CANDIDATURA CONTESTADA – Coube ao Ministério Público Eleitoral (MPE) entrar na Justiça da 68a. Zona com a primeira contestação ao registro de candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB). Na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) a promotora eleitoral Sarah Araújo Viana de Lucena demonstra que tal pretensão fere diretamente o artigo 14, parágrafo 5º da Constituição Federal.
REGISTRO DE CANDIDATURA CONTESTADA 1 – No seu arrazoado à Justiça Eleitoral, o MPE pontua, ainda, que “o Tribunal Superior Eleitoral foi questionado pela Deputada Federal Yandra Barreto Ferreira com a seguinte pergunta ‘pessoa que, no curso do segundo mandato de prefeito(a), se desincompatibiliza para concorrer à eleição proporcional estadual ou federal e se elege, rompendo completamente o vínculo jurídico com o cargo de chefe do Executivo e com o município em que exerceu o cargo de prefeito(a) após tomar posse como deputado(a) estadual ou federal, pode, após 18 meses de exercício em caráter definitivo da função parlamentar, candidatar-se à chefia do Executivo em município diversamente daquele que já foi prefeito?’ Em que respondeu NEGATIVAMENTE, no dia 18/06/2024.”
REGISTRO DE CANDIDATURA CONSTESTADA 2 – Além do MPE dois legitimados para entrar com AIRC o fizeram na última terça-feira (6), limiar do prazo. O primeiro deles foi o Partido Progressista (PP), seguido pelo Avante. A inicial dessa AIRC dos partidos políticos é composta por 15 laudas e mais de 150 folhas em anexo. A partir dessa data corre o prazo de 7 dias para Chico Mendes apresentar defesa e, ato contínuo, o juiz Macário Oliveira Júnior decidirá.
“NÃO TEM PLANO B” – A propósito, Chico Mendes disse em entrevista esta semana a uma emissora de rádio em Cajazeiras que não tem ‘Plano B’, demonstrando confiança em conseguir efetivamente registrar sua candidatura. De fato, pode não haver ‘Plano B’, mas poderá haver ‘Plano N, de Nil Braz, Plano M, de Marcos Campos ou Plano P, de Pablo Leitão’, remendou um ouvinte ao pé do rádio!
ACUSAÇÃO AO PRES. DA ACI – Na citada entrevista, o líder do governo na ALPB tachou o radialista e blogueiro Jota França, Presidente da Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI), de ” sem moral que está a serviço da candidatura oficial.” O profissional ligou para falar e se defender da agressão sofrida e simplesmente foi proibido pela emissora.
ENTREVISTA? – Nessa “entrevista” que o deputado piranhense prestou nesta quarta-feira (7), em uma hora de programa os entrevistadores lhe fizeram duas “perguntas.” Entrevista ou monólogo? Eis a questão!
REGISTRO DE CANDIDATURA CONTESTADA – Pra não deixar Chico sozinho nessa questão de impugnação de candidatura, advogados do PSB em Cajazeiras protocolaram na Justiça Eleitoral da 68 a. Zona pedido de impugnação de registro de candidatura da professora Corrinha Delfino, alegando abuso do poder econômico enquanto foi Secretária Municipal de Educação. Ouvido a respeito, um advogado do PP disse que isso pode inclusive acarretar litigância de má fé por parte dos autores da AIRC (Ação de Impugnação de Registro de Candidatura).
SERÁ SE AGORA VAI? – O Secretário Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga, revelou que uma nova empresa está habilitada para concluir a obra de pavimentação da rodovia PB-394, a qual liga o entroncamento da BR-230 até Engenheiros Avidos (com extensão de 14,1 km) que há tempos está paralisada. Será se agora vai? Melhor aguardar porque de promessa sobre essa obra o povo já tá escaldado!
ADRIANO GALDINO – O Presidente da Assembleia Legislativa da PB nunca escondeu seu desejo de disputar o Governo do Estado e já declarou ‘N’ vezes que em 2026 será sua vez. E disse mais: “já conto com apoio de pelo menos metade dos deputados que compõem o legislativo estadual. E eles sabem que eu cumpro a palavra”, disse. Não sei vocês, mas esta última frase dele me pareceu uma estocada no atual mandatário do Palácio da Redenção!
LAMENTÁVEL – É simplesmente repugnante o atraso que vereadores do PSB e do PMN estão impondo a um pedido do executivo cajazeirense para aprovação de uma licença para aquisição de dois veículos Vans para transportes de crianças autistas que fazem tratamento em Sousa e de pessoas em tratamento de câncer na capital do Estado. Colocando seus interesses pessoais e políticos acima do sofrimento de pessoas pobres, doentes e carentes de tratamento, esses legisladores merecem um NÃO nas urnas de outubro.
- Fernando Caldeira