Uma ligação entre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (7), informa o G1. Diplomatas dos quatro países vêm negociando o telefonema nos últimos dias. O Itamaraty recomendou que a reunião envolvesse os outros países.

Brasil, Colômbia e México ainda não reconheceram a reeleição de Nicolás Maduro e cobram a divulgação das atas de votação, mas são vistos como os principais articuladores para encontrar uma solução para a crise venezuelana. A oposição afirma que o seu candidato, Edmundo González, foi eleito com mais de 70% dos votos, e acusa Maduro de esconder as atas eleitorais.

Além do contato com o presidente da Venezuela, o presidente Lula (PT) planeja um telefonema para Edmundo González. A posição do governo brasileiro na crise venezuelana vem recebendo elogios do lado governista e também da oposição. Durante uma entrevista ao Fantástico exibida no último domingo (4), a líder oposicionista Maria Corina Machado agradeceu ao presidente Lula pela sua “postura firme” em relação às eleições no seu país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fontes: REDAÇÃO + brasil247