Em um momento crucial para a política venezuelana e regional, a líder oposicionista Maria Corina Machado expressou seu agradecimento ao presidente Lula (PT) por sua postura “firme” em relação às recentes eleições na Venezuela. Durante uma entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Corina Machado destacou a importância do apoio internacional para a transparência do processo eleitoral em seu país.

“Muito obrigada pela oportunidade de falar com o povo do Brasil, que eu sei que acompanha de perto a luta dos venezuelanos por um país com liberdade, justiça e dignidade. O que estamos vivendo nessas horas cruciais vai determinar o futuro não só de milhões de venezuelanos, mas também da estabilidade política da região”, afirmou Machado. Este foi seu primeiro depoimento a um veículo de fora da Venezuela desde as eleições realizadas no último dia (28).

A líder oposicionista expressou gratidão especial ao governo brasileiro e ao presidente Lula. “Como venezuelana, fico muito agradecida pela resposta de alguns governos, de alguma maneira próximos a Maduro –como Brasil, Colômbia e México–, e que assumiram posições muitos firmes para que a verdade eleitoral seja conhecida. Agradeço a posição nítida do governo do Brasil e do presidente Lula, ao exigir que se divulguem os boletins, um a um”, disse Corina.

No dia das eleições, o chefe do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou a vitória de Nicolás Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% do candidato de oposição, Edmundo González. O anúncio, feito muito tempo depois do horário previsto, não incluiu a apresentação dos boletins de urna, apenas o resultado da votação.

Para Corina Machado, o verdadeiro vencedor das eleições foi o adversário de Maduro. “Nos centros eleitorais, tivemos uma estrutura cidadã nunca vista, com mais de um milhão de voluntários em todo país para que fôssemos recebendo um a um os boletins oficiais das urnas. Com isso, em 24 horas, pudemos anunciar que o candidato Edmundo González foi eleito com uma margem enorme. Essas informações estão disponíveis para o mundo inteiro”, declarou Machado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fontes: REDAÇÃO + brasil247