O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama declarou publicamente seu apoio a Kamala Harris nesta sexta-feira (26/7). Em uma postagem no X, ele afirmou que Kamala pode ser “uma fantástica presidente” e que ela tem “todo o apoio” dele e de sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Obama.

O endosso de Obama é, provavelmente, o apoio mais importante que Kamala precisava na corrida para a Casa Branca.

Ainda nesta sexta, o perfil oficial de Kamala Harris no X publicou que a pré-candidata esteve em uma ligação de vídeo com Michelle e Barack Obama, ocorrida na quarta-feira (24/7) enquanto a vice-presidente estava em um evento no estado de Indiana.

Segundo o jornal norte-americano NBC News, Barack Obama estava esperando um momento mais oportuno para declarar seu apoio a Kamala, pois não queria que seu pronunciamento ofuscasse o presidente Joe Biden, que fez seu primeiro discurso pós desistência da reeleição na noite dessa quarta-feira (24/7).

Obama era um dos únicos democratas de alto escalão que não tinham se manifestado à favor da candidatura de Kamala.

Amigos de longa data

Harris e Obama se conhecem há anos. Na camapanha de 2008, Kamala foi uma das primeiras apoiadoras de Barack Obama. Ela também foi oradora em sua convenção de nomeação, em 2012.

Enquanto Kamala concorria a procuradora-geral no estado da Califórnia, Obama também prestou o seu apoio. Quando ela concorreu ao Senado, em 2016, o ex-presidente dos Estados Unidos permanceu ao lado Harris.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + metropoles