Faltam 18 dias para o início dos registros de candidaturas para a disputa eleitoral desse ano. A partir do dia 05 de agosto, os candidatos já podem encaminhar as solicitações de registro para participar das eleições, e terão o dia 15 do mesmo mês como prazo final para realizarem esses pedidos.

Em Cajazeiras, a grande expectativa continua sendo a eventual substitução do nome do atual pré-candidato do PSB Chico Mendes, que corre o risco de ter o seu registro negado, se enquadrando na figura de prefeito itinerante (terceiro mandato).

Recentemente, o TSE confirmou o entendimento de proibição de um caso idêntico ao de Chico Mendes, e que deixa a situação do socialista bastante complicada, dada a semelhança na jurisprudência gerada com a decisão.

Nessa linha, a lista dos que poderão substituir o deputado, no momento, resume-se em três nomes: Marquinhos Campos, Pablo Leitão e Nil Braz (esposa de Chico). Marquihos, que se afastou do cargo que ocupava no governo do estado dentro do prazo estabelecido pela justiça eleitoral, surgiu nos último dias como um nome bastante forte. Contudo, nesta quinta feira (18) correu a informação que o mesmo, a pedido do governador, tentará salvar o PSB na chapa proporcional, já que o partido não conseguiu nomes que produzissem “calda” que desse suporte para eleição dos seus principais candidatos.

Pablo Leitão, colocado como o pré-candidato a vice, poderia surgir como o candidato a prefeito do grupo, mas, o nome de Pablo ainda consta na lista de ex-gestores com contas rejeitadas no TCE e, além disso, Leitão não teria a confiança do grupo do Ai para a disputa.

Com isso, o nome da esposa de Chico Mendes se fortalece cada vez mais, e volta a ficar na ponta da lista para substituir o marido, caso se confirme mesmo a proibição.

Portanto, a pouco mais de dois meses da realização das eleições, as oposições de Cajazeiras continuam vivendo uma grande incógnita eleitoral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fontes: REDAÇÃO + blogdofurao