A Maternidade Frei Damião, unidade hospitalar do Governo da Paraíba, em João Pessoa, realizou, nesse sábado (25), as primeiras cirurgias bariátricas, por meio do Programa Opera Paraíba, ampliando a assistência de saúde e facilitando o acesso dos paraibanos a esse tipo de tratamento. Foram cinco pacientes no primeiro dia de procedimentos, que são realizados por vídeo, de forma minimamente invasiva.

Uma das pacientes contempladas foi Thamirys Gonçalves, de 33 anos. Ela conta que aguardava pelo procedimento há pelo menos dois anos. “Comecei a sentir vontade de perder peso quando a obesidade passou a atrapalhar nas tarefas cotidianas, procurei vários nutricionistas, tentei algumas dietas mas nada tinha resultado. Há dois anos, comecei a buscar acesso à bariátrica e agora fui encaminhada para realizar o procedimento aqui na Maternidade Frei Damião. Muita alegria por poder realizar esse sonho”, revelou.

A diretora da Maternidade, Marcela Tárcia, informou que a meta é contemplar 20 pacientes até o fim de 2023. “Estamos ampliando a variedade de procedimentos oferecidos na Maternidade Frei Damião, com o objetivo de atender à demanda existente na Paraíba. Hoje são cinco cirurgias bariátricas e na próxima semana serão mais 10. Queremos fechar 2023 com 20 pacientes atendidos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde dessas pessoas. O acesso é através da regulação e o primeiro atendimento é realizado no PSF, de onde os usuários são encaminhados. Os pacientes direcionados para a Frei Damião passarão por toda equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, endocrinologistas, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas”, detalhou.

A Maternidade Frei Damião tem ampliado a oferta de exames, cirurgias e procedimentos para toda a população paraibana. Somente em 2023, foram implantados procedimentos como histeroscopias diagnóstica e cirúrgica (que identifica e trata alterações no útero), laqueadura periumbilical e transfusão sanguínea intrauterina. Também foi ampliada a oferta de laqueadura tradicional e inserção de DIU, que podem ser acessadas sem agendamento no ambulatório da unidade, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Fontes: REDAÇÃO + secom