Basta Lula – Votei no Presidente e não me arrependo. E por ter votado é que tenho direito moral de cobrá-lo quanto a um melhor tratamento ao Estado da Paraíba. Lula já veio algumas vezes ao Nordeste, mas não nos visitou. Agora vem novamente à região e a Paraíba fica de fora. O Presidente pode nos ter esquecido, mas é bom lembrá-lo, estimado, que nesta brava pequenina, todos os 223 municípios lhe deram vitória. Todos Lula, todos! E a paga é essa?


Basta Lula 1 – Como se não bastasse não termos merecido sua vinda ao Estado, desde a eleição, fomos entre os nove Estados da região o que menos verbas irá receber do PAC – Plano de Aceleramento do Crescimento. E não somos menores nem geograficamente nem demograficamente para recebermos tal desprezo. Volto a lembrá-lo, estimado, que nesta brava pequenina, todos os 223 municípios lhe deram vitória. Todos Lula, todos! E a paga é essa?


Gol de placa – A gestão Zé Aldemir, em Cajazeiras, com ajuda “externa”, é bem verdade, marcou dois golaços neste últimos tempos. Primeiro foi a conquista do vôo da Azul Conecta que voltou a conectar Cajazeiras e a região à malha aérea nacional. É um grande feito, sem dúvida alguma!


Gol de placa 1 – O outro golaço da gestão cajazeirense é a conquista, me parece irreversível, do Centro de Tratamento Oncológico do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer. O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e agora o Centro de Tratamento Oncológico (CTO) marcam definiticamente o nome Zé Aldemir na história do município e da região.


Gol de placa 2 – A gratidão é, de longe, o maior dos gestos que se possa cultivar. Pois é de gratidão nosso sentimento, em nome de Cajazeiras, às professoras e empresárias Ana Costa Goldfarb e Sheylla Nadjane Batista Lacerda, da Faculdade Santa Maria que, diferente de outros que olham somente o próprio umbigo, se prontificaram a edificar o prédio que sediará o CTO.


Golaço de JA – A gestão do Governador João Azevêdo também marcou um golaço nestes dias quando foi confirmada a instalação de uma fábrica chinesa de insulina no município de Caaporã, zona litorânea do Estado. A boa nova é fruto da ida de Azevêdo recentemente à China.


Vacinado – Utilizando a decência e o trabalho como resposta às inverdades, ilações e fake news que têm feito contra si, o deputado Júnior Araújo (PSB) desmentiu informação cavilosa de que estaria lutando internamente para obter o comando do partido em Cajazeiras. “Não tratei com ninguém da executiva estadual do PSB, muito menos com os aliados aqui em Cajazeiras. Pelo contrário, estamos fortalecendo as oposições e mostrando que é viável a nossa vitória em 2024, sem brigas por espaços. No momento correto vamos dialogar e escolher o melhor nome para encabeçar a chapa”, disse.


CPMI – Alguns oficiais de alta patente do Exército e da Polícia Militar do Distrito Federal, tão machos, tão mandantes, tão ordenadores…, não são mais do que covardes escondidos por traz das fardas das instituições a que pertencem quando são intimados a prestar esclarecimentos na CPMI de 8 de janeiro. Uma vergonha esses coronéis e generais golpistas que desonram as honradas instituições a que ainda desservem. Expulsá-los, sem reforma, é a única forma de buscar restituir a imagem dessas instituições por esses enlameadas.


Aeroporto de CZ – O acesso aos vôos da Azul Conecta no trecho Cajazeiras-Recife tem sido de boa escala, ou seja, não está faltando passageiro para os aviões que chegam e saem todas as terças, quintas e sábados. O problema que está havendo, e espera-se que o DER, órgão mantenador do aeroporto, resolva, é falta d´água para beber. Como poder não ter água para beber num aeroporto?


Trunfo Efraim – Uma carta na manga de possíveis insatisfeitos deve estar preocupando o Governador João Azevêdo. Ela atende pelo nome de Efraim Morais Filho. Explico: precisando de uma chapa forte que alavanque sua provável candidatura ao Senado em 2026, João Azevêdo pisa em ovos para não melindrar aliados seus. Qualquer intercorrência no relacionamento pode “jogar no colo de Efraim” ex-aliados seus, que irão fortalecer o time adversário.


NOVA GESTÃO – O Bank of America elevou seu prognóstico para a expansão da economia brasileira neste ano a 3,0%, citando surpresas positivas em dados recentes, força das exportações, resiliência do mercado de trabalho e início do ciclo de afrouxamento monetário, bem como a retomada da confiança diante da redução de incertezas fiscais. Faz o L!

 


• Fernando Caldeira