Após mais de dois anos parado devido à pandemia da Covid-19, o projeto Circulandô, do Centro Estadual de Arte (Cearte-PB), está de volta para sua 28ª edição. A iniciativa leva ações artísticas e culturais como cursos, oficinas, apresentações e sessões de cinema para cidades fora de João Pessoa, onde estão as duas sedes do Centro. A ação irá acontecer nos dias 28 e 29 de maio, no município de Ingá, no Agreste paraibano, a 100 km da Capital.

Esta é a segunda vez que o projeto é realizado no município, a primeira aconteceu em setembro de 2019. Nesta nova edição, serão ofertadas cinco oficinas com mais de 100 vagas para todos os públicos. Todas as ações do Circulandô são gratuitas, com abertura para diversas experiências com a Arte.

Para a diretora do Cearte-PB, Laura Moreno, o projeto é uma das iniciativas mais importantes do Centro. “O Circulandô ajuda a reforçar a Missão do Cearte-PB como um Centro de Arte que se expande, além da Capital, que atravessa as fronteiras e leva estímulos para reforçar as experiências artísticas para as pessoas, como oficinas, cursos e exibições de cinema”, ressaltou Laura.

Programação – As oficinas ofertadas no 28º Circulandô são das áreas de Teatro, Dança e Música. Na parte musical, está a oficina Canto Nação Cariri, ministrada pelo professor Hipólito de Oliveira e voltada ao canto de coral. Ela irá abordar noções de técnica vocal, improvisação, percepção musical, canto regional e percussão corporal.

Na dança, estão as oficinas Dança Contemporânea, conduzida pela professora Joelma Ferreira, com foco na composição coreográfica desenvolvida através do Sistema Laban, feita a partir da criação de movimentos do cotidiano de cada bailarino, é o sentir, o pensar e o fazer do seu próprio corpo; Danças Urbanas, do professor Vant Vaz, voltada para expressões e construções da cultura urbana, com ênfase no Hip Hop; AURA = UMA EXPERIÊNCIA: CRIA + ATIVA + IDADE, ministrada pela diretora do Cearte-PB, Laura Moreno.

Fechando a lista, na área de Teatro, o coordenador do Circulandô, Odécio Antônio, propõe através da oficina Atuação e Poesia Encenada um estudo e preparo para recitar poesias brasileiras. Trabalha com a memória e a declamação. Para tanto, oferece exercícios de respiração, e aquecimento físico e vocal, exercícios de dicção e dinâmicas coletivas para o jogo teatral.

Sessões de cinema – Inserido na programação, o Cine Circulandô retoma as atividades promovendo uma sessão especial. Serão cinco curtas-metragens. A sessão começa às 19h do sábado (28), na praça Vila do Imperador, ao lado do coreto, em frente à Igreja Matriz.

Sob a curadoria do pesquisador e crítico André Dib, a programação inclui quatro produções inéditas no estado: as animações 1 Peixe para 2 (PE, 2020), de Chia Beloto, e Meu nome é Maalum (RJ, 2021, 8’), de Luísa Copetti; e as ficções Cinco Fitas (BA, 2021, 15’), de Heraldo de Deus e Vilma Martins e Debaixo do Arvoredo (CE, 2022, 11’), de Janaína Lacerda.

Encerra a programação, o curta-paraibano Menino azul (PB, 2020, 25’). A sessão contará com a presença do diretor Odécio Antônio e também da cineasta Janaína Lacerda, diretora de Debaixo do Arvoredo. Ambos irão participar de um bate-papo com o público sobre seus respectivos filmes após a exibição.

Sobre os encontros promovidos através do Cine Circulandô, Laura Moreno festejou a reunião de figuras engajadas na produção audiovisual, durante a ação. “Essa edição é muito especial, pois temos a honra de reunir três personalidades na Paraíba, no Cine Circulandô: as realizadoras Janaína Lacerda que irá apresentar seu filme, e Letícia Damasceno, que também é professora do curso de Dança na UFPE e atualmente está realizando seu documentário ‘Areia, Memória e Cinema’. Junto delas, também estará conosco o crítico de cinema e curador do projeto, André Dib. Será uma reunião mais-que-iluminada pelas luzes da Sétima Arte!”, celebrou a diretora do Cearte-PB.

Retomada – Odécio Antônio, professor do Cearte-PB que coordena o Circulandô, destacou a empolgação com o retorno do projeto. “Este retorno está envolto de muita alegria e expectativa. O Circulandô é uma ação de interiorização de ensino e fruição da arte, que promove um impacto importante nas cidades por onde passa. Contribui para a formação educacional através das oficinas e movimenta o fim de semana na cidade com o Cine Circulandô e a culminância, um evento de encerramento, que ocorre ao final de cada edição, no qual os alunos apresentam seus novos saberes”, detalhou Odécio.

Para estruturar e viabilizar a ação, o Cearte-PB realizou no dia 10 de maio uma visita técnica à cidade do Ingá. Participaram da visita, o coordenador do Circulandô, Odécio Antônio e o vereador de Ingá, Tiago Garcia. Na ocasião, foi visitada a ECIT Luiz Gonzaga Burity, onde acontecerá parte da programação, e houve reunião com o prefeito do município, Robério Burity e com a secretária de Educação, Walbenia Félix, para planejar e acertar detalhes da parceria para realização do projeto na cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secom