O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) cumpre agenda na Paraíba na próxima quinta-feira (21), onde participa da inauguração do último trecho do canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, em São José de Piranhas, Alto Sertão do estado.

O evento intitulado “Jornada das Águas”, que marca a visita de Bolsonaro ao Nordeste, teve início ontem (18) pela nascente histórica do Rio São Francisco e se estende até 28 de outubro. Com um roteiro de 10 dias de viagem pela região, a agenda inclui anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios.

O trecho a ser inaugurado nesta quinta-feira tem oito quilômetros de extensão, entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Avidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi R$ 49,7 milhões.

A obra da Transposição do Rio São Francisco é celebrada por parlamentares e políticos paraibanos, mas há muitas dúvidas sobre quem estará ao lado do presidente neste dia.

Em nota, a Secretaria de Comunicação disse que a entrega da obra acontecerá após 13 anos desde o início do empreendimento e vai garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participará do evento.

A pasta do Desenvolvimento Regional também dará o pontapé inicial nas discussões sobre o tema do reuso de água, considerado estratégico, sobretudo, para os setores industriais e agrícolas. A medida representa uma ação em resposta ao contexto de escassez hídrica, reforçando a necessidade de otimização do uso da água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + wscom