O Instituto é o responsável pela integração dos legislativos do Brasil

A Câmara Municipal de João Pessoa vai ampliar as parcerias com o Instituto Legislativo Brasileiro na busca por maior transparência e integração do Legislativo com o cidadão. O tema norteou reunião ocorrida na semana passada, em Brasília, com a participação de representantes da Mesa Diretora da Casa e dirigentes do Interlegis. O instituto é o responsável pela integração dos legislativos pelo Brasil afora.

A Câmara de João Pessoa foi representada no encontro pelo presidente da Casa, Dinho Dowsley, e pelos vereadores Eliza Virgínia (vice-presidente) e Tarcísio Jardim (2º secretário). Na reunião, ficou acertado que o Legislativo Municipal vai ampliar o uso de programas destinados à interação com a população e disponibilizados pelo Interlegis. Hoje, entre outros, a Câmara já disponibiliza o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

A meta agora é implantar o e-Democracia e o e-Ouvidoria. Isso será possível com a reformulação completa no portal da Câmara, que está em curso. O primeiro permite uma interação mais ativa da população na participação em sessões especiais e também abre a possibilidade de o cidadão influenciar em eventuais modificações em projetos que tramitam na Câmara Municipal.

O e-Democracia vai permitir que o projeto seja disponibilizado na internet para que o cidadão possa analisar artigo por artigo e sugerir mudanças. Já o e-Ouvidoria permite que as inquietações da população possam ser informadas aos vereadores, que deverão dar respostas para estes questionamentos. Outro ponto alto da parceria será a realização de convênios para a oferta de novos cursos para a capacitação de servidores da Câmara.

Durante a reunião, o diretor-executivo do Interlegis, Leonardo Augusto de Andrade Barbosa, se colocou à disposição da Câmara de João Pessoa para a ampliação das parcerias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secomcmjp