A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores da Fundac foi surpreendida, na última sexta-feira(18), com uma decisão do Tribunal de Justiça, proferida pelo desembargador João Alves, suspendendo a greve dos servidores da instituição, que ainda iria ser deflagrada nesta segunda-feira(21).

O presidente do Sintac, Márcio Philippe de Albuquerque, disse que mesmo a liminar contendo alguns equívocos e, principalmente, estar eivada de desinformação, uma vez que, no entendimento da Justiça, a categoria estava em greve desde da paralisação do dia 15; a diretoria do sindicato achou mais prudente suspender a deflagração do movimento, nesta segunda-feira, para não prejudicar os trabalhadores. “Numa avaliação jurídica, concluímos que as chances de reverter a decisão judicial neste momento seriam remotas, com pouco tempo, e houve comprometimento do planejamento da deflagração do movimento grevista. Sendo assim achamos por bem adiar o movimento, resguardando a entidade e todos os servidores, em razão da multa arbitrada na decisão e os cortes de ponto”, declarou.

Márcio Philippe revelou que tudo isso foi motivado pela retaliação da direção da Fundac em resposta à mobilização com paralisação nas atividades por um dia dos trabalhadores, que obteve a adesão de todas as unidades socioeducativas do Estado, comprovando o descontentamento em relação ao tratamento dispensado pela Fundação aos servidores e ao seu descaso quanto à pauta de reivindicações. “Como o movimento do dia 15 teve uma boa repercussão, a presidência da Fundac ao invés de nos chamar para negociar partiu para o ataque, perseguindo servidores e judicializando uma greve que ainda seria deflagrada”, explicou.

Ele acrescentou que a direção do Sintac estará reunindo, nesta segunda-feira, às 19:30 horas, de forma virtual, a categoria para avaliar a situação, discutir novas estratégias de luta e marcar uma nova assembleia- geral para deliberar os rumos a serem tomados. “Reiteramos nosso compromisso com toda categoria, afirmando que estamos no caminho certo, o nosso movimento de protesto atingiu um de seus objetivos, que foi o de demonstrar a nossa insatisfação e inconformismo com a negligência da Fundac para com seus servidores. Por isso reforçamos que haverá luta sempre por parte do Sintac. Não iremos retroceder”, garantiu o presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + assessoria