A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) publicou sábado (3), no Diário Oficial do Estado, os editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020, que têm por objetivo o fomento, a seleção e valorização de práticas pedagógicas exitosas executadas por professores e pela comunidade escolar nas unidades de ensino públicas estaduais, que comprovadamente tenham sucesso na atuação no Regime Especial de Ensino, durante o ano letivo de 2020. Os profissionais que forem premiados serão contemplados com valores correspondentes ao 14º e 15º salários.

Escola de Valor – Para se inscrever no Prêmio Escola de Valor, a gestão escolar (diretor, vice-diretor ou secretária escolar) deverá realizar a inscrição das escolas através do endereço: http://see.pb.gov.br/premios/.. Para isso, a escola precisa apresentar um projeto de planos estratégicos elaborados para o Regime Especial de Ensino, os relatórios de execução desses planos, além de documentos comprobatórios.

As inscrições ficam abertas do dia 05/10/2020 até o dia 30/10/2020. Os projetos de planos estratégicos das escolas serão avaliados a partir de critérios de avaliação que foram estabelecidos no edital do prêmio. A tabela de pontuação também pode ser acessada através do endereço: http://see.pb.gov.br/premios/. A divulgação do resultado final acontecerá no dia 23 de dezembro.

O principal objetivo do prêmio é avaliar as escolas públicas estaduais de Educação Básica nas diversas dimensões da Gestão Escolar, envolvendo também a Gestão Pedagógica, Participativa, de Pessoas e Lideranças, e de Infraestrutura. Além disso, o Prêmio Escola de Valor visa a valorização das escolas e profissionais que se destaquem pela competência nas diversas dimensões da gestão escolar e por iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas que contribuam para a melhoria contínua das unidades de ensino.

Mestres da Educação – Já o Prêmio Mestres da educação estará aberto, exclusivamente, a professores em efetivo exercício de suas funções, com carga horária de sala de aula registrada no Sistema de Acompanhamento de Pessoal (SAP) e lotados em escolas da Rede Pública Estadual da Educação Básica, que estejam atuando em Regime Especial no ano letivo de 2020, por meio de ações pedagógicas. Serão estabelecidos critérios para seleção, através da apresentação de instrumentos que deverão fazer referência a boas práticas docentes frente aos desafios do processo de ensino e aprendizagem e que possibilitam o sucesso escolar dos estudantes.

O Prêmio Mestres da Educação tem por objetivo valorizar os professores da rede pública estadual da Educação Básica que se destaquem pela competência nas diversas áreas do conhecimento e por práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas que promovam os estudantes, possibilitando-lhes a permanência e elevação do nível de aprendizagem.

As inscrições também acontecem entre os dias 05/10/2020 e 30/10/2020, através do endereço: http://see.pb.gov.br/premios/. Cada professor pode submeter apenas um projeto para avaliação. Os critérios estabelecidos para avaliar os projetos também estão disponíveis no mesmo endereço onde são realizadas as inscrições. O resultado final será divulgado até o dia 23 de dezembro.

Premiações – Na edição do ano passado foram contemplados 1.227 professores e 61 escolas, através de 2.653 profissionais da educação. No total, foram distribuídos mais de R$ 9,6 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secom