A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (28), o boletim epidemiológico semanal sobre o novo coronavírus (covid-19), que mostra um aumento na taxa de ocupação dos leitos e nos casos registrados da doença no Estado. A Paraíba atingiu a marca de 50% dos leitos de UTI para adultos, ocupados por pacientes com a síndrome respiratória. Já são 633 casos confirmados, o que significa 370 casos a mais do que o boletim anterior. Dos casos confirmados nesta terça-feira, o maior volume vem dos testes rápidos na população do município de João Pessoa com mais de 40 exames/dia positivos.

De acordo com o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, os números do boletim refletem a baixa adesão ao isolamento social. “Estamos na vigência de um pico de incidência de novos casos e de mortes no Estado, durante este restante de abril e todo o mês de maio, e esta celeridade da ocupação dos leitos demonstra que não estamos tendo o isolamento domiciliar adequado e isso tem contribuído para o aumento no número de casos e até mesmo de mortes”, explicou o secretário.

A Paraíba registra um total de 55 óbitos por covid-19. 47% (26) eram maiores de 70 anos, com predominância do sexo masculino. O boletim aponta que os casos da covid-19 estão distribuídos por 40 municípios paraibanos. Dos casos confirmados, 50,2% (318) são do sexo feminino, e 49,8% (315) do sexo masculino.

O Estado vem apoiando os municípios e serviços com a aquisição e distribuição dos testes, principalmente dos municípios da primeira região de saúde, onde foi registrada uma maior concentração de casos, são 521 positivados, divididos em João Pessoa (410); Campina Grande (42); Santa Rita (47); Cabedelo (22). Do total de casos confirmados, 53 estão hospitalizados (nove em UTI e 44 em isolamento), 149 já se recuperaram da covid-19 e 376 seguem em isolamento domiciliar.

De acordo com o secretário executivo de saúde, Daniel Beltrammi, nos últimos sete dias, a ocupação dos leitos de UTI de adultos já ativados pelo plano de contingência estadual passou de 16% para 58%, um crescimento de 3,6 vezes, em intervalo de tempo relativamente curto. “Neste mesmo período, as internações em leitos de UTI já ativados pelo plano de contingência variaram de 3 para 5 internações ao dia, o que representa um crescimento de 167% em apenas sete dias”, ressalta. A Paraíba conta com 151 leitos de UTI ativados para esta fase do plano de contingência do novo coronavírus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secom