Em despacho encaminhado ao Gaeco – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), o delegado da polícia federal Fabiano Emídio de Lucena Martins indiciou quatorze pessoas em crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e organização criminosa na chamada Operação Xeque-Mate, que apura a compra do mandato do prefeito eleito José Maria de Lucena Filho (Luceninha).

O ex-prefeito preso Leto Viana, que era vice de Luceninha e assumiu o cargo com a compra do mandato do prefeito eleito, foi indiciado pelos crimes de corrupção ativa (art. 333 do Código Penal) e Peculato (art. 312 do Código Penal).

 

Já o empresário Roberto Santiago, proprietário do Manaíra Shopping, foi indiciado pelos crimes de promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013), corrupção ativa (art. 333 do Código Penal) e corrupção passiva (art. 317 do Código Penal).

 

Quanto ao ex-prefeito eleito Luceninha, houve seu indiciamento nos crimes de promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013) e corrupção passiva (art.317 do Código Penal).

Em relação ao radialista Fabiano Gomes o delegado federal o indiciou em dois crimes: promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013) e corrupção ativa (art. 333 do Código Penal).

 

Além dessas, outras dez pessoas também foram indiciadas por participação direta ou indireta em crimes.

A partir de agora o Ministério Público, de posse desses indiciamentos, deve oferecer denúncia à Justiça, a quem caberá os julgamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO