O agrupamento interno do PT PB denominado CNB – Protagonismo Petista divulgou na manhã desta quinta-feira (31) um Manifesto Politico sobre as eleições 2018 no Brasil e no Estado da Paraíba. Entre outros pontos discutidos no documento destacam-se a defesa da candidatura de Lula Presidente como alternativa real a atual situação econômica e politica que vive o país, sem possibilidade de plano B ou C por parte do PT. Sobre a conjuntura local o manifesto afirma que o agrupamento defenderá no Encontro Estadual de Tática Eleitoral previsto para o próximo dia 21 de julho, o apoio do PT a candidatura do PSB na Paraíba com a reivindicação politica de uma vaga para o partido nesta composição majoritária na indicação ao Senado Federal. O documento diz que o PT tem nomes de filiados e filiadas que podem somar nesta composição com o PSB. Ainda, os dirigentes que subscrevem o documento afirmam que o PT deve ter responsabilidade dirigente nesta atual conjuntura para identificar nossos adversários nas eleições e não poderá ser impedimento para a construção da chapa majoritária com outros nomes de outros partidos, caso o PT participe desta chapa com um candidato ou candidata ao Senado. A atual conjuntura politica requer unidade do campo progressista e ampliação deste palanque nas eleições 2018 na Paraíba.

Segue o Manifesto:

Para o Brasil retomar o rumo e a Paraíba continuar avançando: unir as forças democráticas e de esquerda e derrotar a coalizão golpista nas eleições 2018*

Na medida em que se aproximam os prazos para definições de candidaturas e alianças nós, dirigentes e militantes do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, vimos nos manifestar acerca das eleições 2018 no Brasil e na Paraíba:

O Brasil vive, desde 2015, uma noite triste, forças elitistas e reacionárias (articulados ao grande capital internacional, especialmente os financistas e a indústria petrolífera) impuseram um golpe jurídico-midiático-parlamentar, destituindo a presidente Dilma (eleita com 54 milhões de votos) e pondo fim a 12 anos de avanços políticos e sociais no Brasil. Desde 2003 com a chegada do presidente Lula, a pobreza diminuiu, os serviços públicos e os direitos sociais se ampliaram, a vida da maioria dos brasileiros melhorou e o país passou a ocupar papel relevante na cena internacional. O governo Temer, alçado ao poder sem votos, impôs a sua “Ponte para o Futuro”, uma agenda política de governo que ataca direitos sociais, transfere renda da sociedade para os mais ricos e destrói nossa soberania nacional.

Para viabilizar seu maquiavélico intento, mais recentemente, juízes tendenciosos e a serviço do golpe condenaram e prenderam a maior esperança do povo brasileiro, o ex-presidente Lula, o maior líder da oposição que encabeça todas as pesquisas eleitorais para comandar o país. A direita sabe que o povo não aceita o governo fraco e ilegítimo do golpista Michel Temer, como vimos nos últimos dias com a greve dos caminhoneiros. No voto eles não ganham as eleições. Querem dar mais um golpe na vontade popular.

Não há Plano B ou C: é Lula presidente!

Querem tirar do povo o direito de opção. Nós, do PT, estamos conscientes da situação porque passa o país e não abriremos mão de cumprir com o nosso papel perante a história. O PT registrará a candidatura de Lula a presidente em 15 de agosto. Não há Plano B ou C. Lula será candidato porque é a maior esperança do povo brasileiro e vai apresentar um programa de governo voltado para o desenvolvimento, inclusão social e propondo um referendo revogatório destas reformas antipopulares de Temer. Lula presidente será capaz de unir as forças democráticas e de esquerda para recolocar o Brasil no rumo certo, baseado na soberania popular.

Na PB o atual projeto deve ter continuidade para o estado avançar e derrotar o atraso

A Paraíba foi um dos estados que mais se desenvolveu na última década, fruto das políticas de desenvolvimento regional dos governos do PT (que fortaleceram o Nordeste) e dos avanços promovidos pelo governo do estado nos últimos anos. Sem desconhecer esta ou aquela crítica pontual feita ao longo destes anos, é preciso reconhecer que a Paraíba tem se constituído num bastião de luta contra o atraso e num laboratório de políticas desenvolvimentistas. Este projeto tem que continuar. Por isso, defendemos que o PT cerre fileiras em torno da manutenção deste projeto, pois este representa a continuidade dos avanços conquistados na Paraíba ao longo dos últimos anos e a vitória de seus adversários significaria um retrocesso já experimentado que não podemos aceitar.
Defendemos que o PT apoie o PSB e contribua programaticamente para um plano visando melhorar cada vez mais o nosso estado. Defendemos também que este palanque esteja vinculado e apoie a candidatura presidencial de Lula, que é o melhor projeto nacional para a Paraíba, além de ter a amplíssima maioria na preferencia do eleitorado para nosso estado seguir no rumo certo.

A Paraíba precisa de um Senador ou Senadora de Esquerda. O PT tem nomes

Na chapa liderada pelo PSB há duas vagas para o Senado. Defendemos que uma delas seja ocupada por um candidato ou candidata com perfil de esquerda. A representação da Paraíba naquela casa precisa mudar, pois seus atuais componentes se comportaram de forma conivente e subserviente com toda a agenda de direita e antipopular de Temer. O PT reivindica uma das vagas. O Partido dispõe de nomes mais do que qualificados para cumprir a missão. A Paraíba precisa de uma representação do PT no Senado, que também incorpore a força política e eleitoral de Lula.

Queremos também, dentro desta aliança, criar condições para a ampliação ou manutenção da representação do nosso partido na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

PT não será empecilho para as alianças construídas nesta composição

Queremos afirmar também que o PT da Paraíba, a depender de nós, não será obstáculo para as alianças que forem necessárias à vitória do projeto liderado pelo PSB. Assim como o PT lidera o bloco democrático e de esquerda em nível nacional com a candidatura de Lula, é o PSB que comanda a montagem do palanque aliado em nosso estado. Todavia, defendemos um perfil progressista para a coalizão eleitoral. Mas, não seremos empecilho diante dos movimentos necessários à vitória do projeto e à derrota das forças do atraso.

Por fim

Este é o nosso entendimento sobre os desafios do PT no Brasil e no estado para o pleito que se avizinha. Defenderemos estas posições no Encontro de Tática Eleitoral no próximo dia 21 de Julho. É hora de ousadia, grandeza de espírito, responsabilidade dirigente para unir forças e cerrar fileiras em torno da bandeira do avanço, do desenvolvimento e da inclusão, derrotando os grupos minoritários que desejam fazer do estado um instrumento apenas para seu próprio deleite. Vamos à luta!

Lula Livre!
Lula Inocente!
Lula Presidente!

João Pessoa, 31 de Maio de 2018.

SUBSCREVEM:

Coordenação Estadual do CNB – PROTAGONISMO PETISTA
Agrupamento interno do PT PB

Jackson Macêdo Presidente do PT PB
Edvan Silva Vice Presidente do PT PB
Eder Dantas Executiva Estadual PT PB
Danubia Kelly Executiva Estadual PT PB
Maria Jose Soares Bechade – Zezé Secretária de Mulheres do PT PB
Charliton Machado Dirigente do PT PB
Edinaura Araújo Dirigente do PT PB
Hellen Karine Dirigente do PT PB
José Robson Araújo Dirigente do PT PB
Maria do Socorro Brito Dirigente do PT PB
Arnaldo Ferreira Dirigente do PT PB
Gustavo Pontinelle Dirigente do PT PB
Jorgeana Kally Dirigente do PT PB
Wilson Aragão Dirigente do PT PB
Paula Dandhara Dirigente do PT PB
Adriano Almeida Dirigente do PT PB
Edson Franco Dirigente do PT PB
Idevaldo Araújo Dirigente do PT PB
Carlos Bezerra Dirigente do PT PB
Aline Machado Dirigente do PT PB
Jane de Fátima Dirigente do PT PB
Dudu Brito Presidente do PT de Guarabira
Severino Leôncio – Biló Presidente do PT de Santa Rita

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: assessoria + REDAÇÃO