A Paraíba tem a segunda menor taxa de mortes violentas do Nordeste. É que o revela o 11° anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, levantamento realizado a pedido do Comitê internacional da Cruz Vermelha. O estudo divulgado nesta segunda-feira (30) mostra que o Estado possui um índice de 33,10 por 100 mil habitantes, e só é superado pelo Piauí, com 21,90.

A pesquisa mostra ainda que a Paraíba saiu de 37,80 mortes por grupo de 100 mil, em 2015, e foi para 33,10, em 2016. Em dados absolutos, o número de homicídios caiu de 1.502 para 1.322. Uma queda de 12,58% das ocorrências.

Em entrevista ao blog do Gordinho, o governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou o resultado que foi divulgado pelo Jornal Folha de S.Paulo e ressaltou o compromisso do Governo da Paraíba com a área e destacou que os números são uma resposta ao críticos.

“Nós estamos no caminho correto e quem me dera acelerar cada vez mais. Mas a política de Segurança Pública não pode ser comparada a de Saúde ou Educação, porque, contra a Segurança, atenta diariamente muita gente que tenta ganhar dinheiro por via oblíquas”, constatou o socialista.

Segundo o governador, a oposição na Paraíba, que sempre utilizou os dados de violência para atingir o Governo, ‘atira sem saber onde’. “Quando a verdade vem, torna-se indiscutível”, avaliou.

Ricardo disse que o Estado vinha de uma escalada de violência crescente quando assumiu no Palácio da Redenção e ‘desde 2012 (a violência) só faz cair’. “Nós temos 25 milhões de pessoas sem ter um posto de trabalho neste país, mas a Paraíba está vivendo com um nível decrescente de roubo”, disse.

Crescimento no Brasil

Em números gerais, o Brasil atingiu 61.619 o número de mortes violentas intencionais registradas no período, um crescimento de 3,8% em relação ao ano anterior, o que corresponde a sete pessoas assassinadas por hora.

A taxa de mortes violentas foi de 29,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Os três Estados com maiores incidências são Sergipe (64), Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9); todos do Nordeste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: paraibaja + REDAÇÃO