acude-seco-1

Estamos diante de um quadro cuja irreversibilidade nos coloca literalmente nas ‘mãos de Deus.’

 

Explico: as águas da transposição do São Francisco só chegam em Cajazeiras (Boqueirão) em dezembro de 2017, segundo garantiu aos senadores nordestinos, o Presidente da República, Michel Temer. Isso, portanto, é irreversível! E segundo o historiador e empresário José Antônio de Albuquerque, o que o açude de Boqueirão ainda acumula de água garante abastecimento para Cajazeiras até março do próximo ano, “estourando”, registrou. E isso nos coloca, literalmente, nas ‘mãos de Deus!’

 

Resumindo: se chover, MUITO, porque só muito é que resolve alguma coisa no estágio em que estamos, teremos uma sobrevida no abastecimento, que já está e deve continuar racionado. Porém, se não chover MUITO, a partir de abril do ano que se aproxima a segunda maior cidade do Alto Sertão Paraibano entrará em colapso d´água!

 

Essa é, infelizmente, uma possibilidade real. Em que pesem os esforços do prefeito eleito José Aldemir que, anuncia-se, teria conseguido a perfuração de 30 poços junto ao Incra. Uma cidade com aproximadamente 60 mil habitantes, segundo dados do IBGE, não será abastecida nem por 30, nem por 60, nem por 120 poços. É um lenitivo no sofrimento que bate a porta!

 

Tem-se também a adutora de engate rápido que o Governo do Estado instalou no açude Lagoa do Arroz para levar água para a Zona Norte da cidade. Outro lenitivo no sofrimento que bate a porta.

 

Sem chuvas abundantes os poços que possam ser perfurados tendem a secar e Lagoa do Arroz, sem reposição, também secará! É uma situação, como disse, que nos coloca literalmente na dependência dos fatores climáticos. Até que um dia, quem sabe em dezembro de 2017, como afirmou Temer, as águas da transposição encham Boqueirão e nos garantam a segurança hídrica imprescindível para nosso desenvolvimento.

 

S O L T A S

 

. Neste domingo (4) o prog. Trem das Onze realiza Debates Populares com Mariana Moreira, padre Francivaldo, José Maria Gurgel, Zé Neto e eu, com os temas: 1°) O Congresso Nacional é a expressão política fiel do povo brasileiro? ; 2º) O sertão tem futuro?

 

. Não faz uma semana que o Aeroporto Regional de Cajazeiras foi inaugurado e já tem gente criticando a falta de linha aérea regional. Como se as coisas acontecessem num piscar de olhos!

 

. O prefeito eleito de Cajazeiras, José Aldemir, tem feito o que lhe cabe: audiências com Governador, Ministros, Senadores e Deputados em busca de convênios e recursos. Tá no caminho certo!

 

. Uma disputa sadia está sendo travada entre Raimundo Lira e Deca, os senadores de Cajazeiras. Cada um querendo conseguir mais que o outro para o município e a região. Melhor pra nós!

 

. Cajazeiras precisa eleger um deputado federal ‘filho da terra’. Mas não qualquer um. Um que bem a represente!