A Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira (23) às 10h, uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, em comemoração aos 60 anos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os autores do Requerimento, solicitando à Secretaria Geral da Mesa a realização dessa homenagem à universidade, foram os deputados paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (PMDB/PB) e Pedro Cunha Lima (PSDB/PB).

A Reitora, Margareth Diniz e o Vice-Reitor, Eduardo Rabenhorst, juntamente com alguns pró-reitores e diretores de centro da instituição se encontram na capital federal para participar da sessão solene.

Câmara 5

Na Assembleia

Por outro lado, a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) também faz sua homenagem. Será nesta quinta-feira, dia 26, às 15h, Sessão Especial em comemoração aos 60 anos da UFPB. O convite à universidade partiu do presidente da casa, deputado Adriano Galdino e do deputado Bruno Cunha Lima.

A solenidade acorrerá no Plenário Deputado José Mariz, localizado na Praça João Pessoa, centro da capital.

Câmara de Vereadores

Também a Câmara Municipal de João Pessoa realizará Sessão Especial em comemoração aos 60 anos da UFPB. O autor da propositura a esta homenagem foi o vereador Bruno Farias.

A sessão será realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (Plenário Senador Humberto Lucena), igualmente no dia 26 de novembro às 15h.

Histórico

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi criada pela Lei Estadual 1.366, de 02 de dezembro de 1955,e instalada sob o nome de Universidade da Paraíba como resultado da junção de algumas escolas superiores.

Posteriormente, com a sua federalização, aprovada e promulgada pela Lei nº. 3.835 de 13 de dezembro de 1960, foi transformada em Universidade Federal da Paraíba, incorporando as estruturas universitárias existentes nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

A partir de sua federalização, a UFPB desenvolveu uma crescente estrutura multicampi, distinguindo-se, nesse aspecto, das demais universidades federais do sistema de ensino superior do país que, em geral, têm suas atividades concentradas num só espaço urbano. Essa singularidade expressou-se por sua atuação em sete campi implantados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Areia, Bananeiras, Patos, Sousa e Cajazeiras.

No início de 2002, a UFPB passou pelo desmembramento de quatro, dos seus sete campi. A Lei nº. 10.419 de 9 de abril de 2002 criou, por desmembramento da UFPB, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com sede em Campina Grande. A partir de então, a UFPB ficou composta legalmente pelos campi de João Pessoa (capital), Areia e Bananeiras, passando os demais campi (Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa) a serem incorporados pela UFCG.

Dentro do Plano de Expansão das instituições públicas de ensino superior, denominado Expansão com Interiorização, do Governo Federal, a UFPB criou em 2005 maisum campus, no Litoral Norte do Estado, abrangendo os municípios de Mamanguape e Rio Tinto.

Em 2014, a UFPB está estruturada da seguinte forma: Campus I, na cidade de João Pessoa, compreendendo os seguintes Centros: Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); Centro de Ciências Médicas (CCM); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Centro de Educação (CE); Centro de Tecnologia (CT); Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Centro de Biotecnologia (CBiotec); Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR); Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); Centro de Informática (CI) e Centro de Energias Alternativas Renováveis (CEAR); o Campus II, na cidade de Areia, compreendendo o Centro de Ciências Agrárias (CCA); o Campus III, na cidade de Bananeiras, abrangendo o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e o Campus IV, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto, com o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

Nos últimos cinco anos, com a adesão ao novo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), do Governo Federal, a UFPB conseguiu dobrar de tamanho e, hoje, já é a instituição de ensino superior do Norte e Nordeste do país a oferecer o maior número de vagas no seu processo seletivo. Em 2005, a UFPB oferecia cerca de 3.700 vagas por ano. Para 2012, são 8.020 vagas distribuídas pelo Processo Seletivo Seriado (PSS) e pelo ENEM/SISU.

Desde sua criação e ao longo de toda sua história, a UFPB vem cumprindo papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Na esfera da educação superior, a UFPB tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico e tecnológico regional, quanto para a formação de quadros profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.

No ensino de graduação, de 2005 para 2011, o número de cursos aumentou de 50 para 104. O número de estudantes matriculados aumentou de 18.759 para 29.629. No ensino de pós-graduação, o número de cursos de mestrado aumentou de 32 para 50 e os de doutorado de 470 para 1.290.

A melhoria acadêmica da UFPB é incontestável. Nas avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que vai de 1 a 5. A UFPB tem IGC igual a 4. Na pós-graduação, mais de 60% dos cursos obtiveram conceitos do sistema MEC/CAPES acima da nota média. A pesquisa e a produção científica da UFPB são muito bem referidas nacional e internacionalmente.

Na Extensão, a UFPB também é referência atuando em oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. A instituição oferece o Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) para estudantes de graduação. As fontes de financiamento da extensão vêm de recursos da própria UFPB, de editais do Ministério da Educação(MEC), a exemplo do PROEXT, além de incentivos da Petrobrás e Banco do Nordeste.

Reitores

· 1955 a 1956 – DURMEVAL BARTOLOMEU TRIGUEIRO MENDES
· 1956 a 1957 – JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA
· 1957 a 1960 – JOÃO TOSCANO GONÇALVES DE MEDEIROS
· 1960 a 1964 – MÁRIO MOACYR PORTO
· 1964 a 1971 – GUILARDO MARTINS ALVES
· 1971 a 1975 – HUMBERTO CARNEIRO DA CUNHA NÓBREGA
· 1976 a 1980 – LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
· 1980 – MILTON FERREIRA DE PAIVA
· 1980 a 1984 – BERILO RAMOS BORBA
· 1984 a 1988 – JOSÉ JACKSON CARNEIRO DE CARVALHO
· 1988 a 1992 – ANTÔNIO DE SOUZA SOBRINHO
· 1992 a 1996 – NEROALDO PONTES DE AZEVEDO
· 1996 a 2004 – JADER NUNES DE OLIVEIRA
· 2004 a 2012 – RÔMULO SOARES POLARIS
· desde 2012 – MARGARETH DE FÁTIMA FORMIGA MELO DINIZ