Francisco Rezek

As comemorações alusivas ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente Epitácio Pessoa prosseguem na próxima quinta-feira (6), às 16h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Estado, com uma palestra do ministro Francisco Rezek, que virá à Paraíba expor sobre o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”. O evento será aberto pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Arthur Cunha Lima.

O ministro Francisco Rezek, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, será saudado, na ocasião, pelo advogado e professor Carlos Aquino, em nome da OAB/PB. Haverá ainda considerações da família de Epitácio Pessoa, na fala do procurador do TCE, Marcílio Franca. Apresentação de um vídeo e o lançamento do livro “Epitácio Pessoa em Quadrinhos completam o cronograma da terceira etapa, que será encerrada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

O presidente do TCE, conselheiro Arthur Cunha Lima, destacou a importância das homenagens ao ex-presidente, no momento em que se comemora o sesquicentenário de seu nascimento, como forma de resgate à memória daquele que está entre os maiores dos paraibanos. “É reverenciado até hoje como um dos maiores juristas brasileiros, tendo atuado com destaque em todos os poderes da República”, disse ele.

As atividades comemorativas à passagem histórica é uma promoção do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com o TCE. No âmbito da Corte de Contas o cronograma iniciou em 26 de maio com duas palestras no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede da Corte. Os temas versaram sobre as viagens do presidente e o papel dos desportos na política externa de Epitácio Pessoa, proferidas pelos acadêmicos Matheus de Medeiros Lacerda e João Vitor Ribeiro Coutinho, em solenidade que foi presidida pelo vice-presidente do TCE, André Carlo Torres.

Durante o evento ocorreu o lançamento do livro “Diplomacia Presidencial de Epitácio Pessoa”, de autoria de Matheus Medeiros e a distribuição da edição especial da ‘Revista ‘Genius’, comemorativa ao ex-presidente, sob a coordenação do conselheiro aposentado, Flávio Sátiro Fernandes. O auditório do TCE abrigou também uma sessão especial da Assembléia Legislativa, em homenagem ao sesquicentenário de Epitácio Pessoa, realizada no dia 16 de junho.

A segunda etapa das comemorações transcorreu em dia 17 de julho, com uma visita da comissão de notáveis do TJPB e convidados ao município de Umbuzeiro, terra natal de Epitácio Pessoa. A quarta etapa vai acontecer no dia 6 de novembro, com a presença do Ministro Herman Benjamin, que discorrerá sobre o tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”.