TRE

O presidente e o vice-presidente do TRE-PB, desembargador João Alves da Silva e José Aurélio da Cruz, iniciam nesta quinta-feira (02) roteiro de visitas às Zonas Eleitorais que terão o processo de recadastramento do eleitorado com coleta de dados biométricos implantado. Na ocasião, serão realizadas reuniões com prefeitos, juízes eleitorais e chefes de cartório.

As primeiras Zonas Eleitorais a serem visitadas são: 61ªZE-Bayeux, com 70.679 eleitores; 02ªZE-Santa Rita, com 100.879 eleitores; 60ªZE-Jacaraú, com 28.362; e da 14ªZE-Bananeiras, com 23.243.

As reuniões serão realizadas nas cidades sedes das Zonas Eleitorais, com a presença dos prefeitos dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Lucena, Jacaraú, Curral de Cima, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Bananeiras, Borborema e Dona Inês, tendo por objetivo pleitear, junto àquelas prefeituras, apoio para viabilizar a logística do projeto de recadastramento do eleitorado, ocasião em que deverá ser assinado termo de cooperação entre o tribunal e as prefeituras.

O Presidente do TRE-PB se mostrou muito confiante, “estou certo que o TRE-PB contará com o apoio das prefeituras paraibanas, a biometria é o futuro do Brasil”, concluiu João Alves.

Como funciona o recadastramento

O recadastramento biométrico do eleitor envolve quatro passos básicos: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. Além de corrigir possíveis distorções do eleitorado, o procedimento confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra na eleição.