Rede de Ouvidorias do Estado terá sistema integrado para agilizar e uniformizar respostas às demandas do cidadão
O Governo do Estado implantará novo software na rede estadual das Ouvidorias Públicas. O objetivo é qualificar e dar maior celeridade nas respostas às demandas da população e aos próprios gestores. A nova ferramenta tecnológica vai sistematizar toda a rede de Ouvidorias do Estado.
Hoje cada Ouvidoria trabalha com um software próprio, o que não uniformiza os trâmites das demandas. Gestores, ouvidores e correspondentes participaram de um curso de capacitação realizado na tarde desta quarta-feira (17) no auditório da Companhia de Industrialização da Paraíba (Cinep).
A secretária executiva chefe da Casa Civil, Léa Silva, abriu o curso de capacitação ressaltando a importância do Governo do Estado em organizar a Rede de Ouvidorias. “É preciso cuidar melhor das demandas do dia-a-dia. A Ouvidoria hoje é uma ferramenta extremamente importante para que o gestor tenha conhecimento do que está acontecendo na ponta e essa é uma determinação do governador Ricardo Coutinho no sentido de aprimorar os trabalhos em benefício da população e dos gestores”, pontuou.
De acordo com a ouvidora geral do Estado, Tânia Brito, “a Ouvidoria não trabalha só com o atendimento ao cidadão, à cidadã, ao servidor; a Ouvidoria é um instrumento de gestão, trabalha também com o gestor”. Com o novo software, o Governo terá em tempo mais célere conhecimento das demandas que apontem determinadas deficiências do serviço público. “O trâmite vai ser muito mais ágil e eficiente. Ganha com isto o cidadão, o servidor e a gestão pública, porque nós vamos ter uma ferramenta que vai nos dar com muita veracidade e fidedignidade um banco de dados para que se possa propor novas e melhores políticas públicas buscando a excelência no atendimento ao cidadão”, destacou Tânia Brito.
A nova ferramenta tecnológica foi apresentada aos ouvidores do Estado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, Rodrigo Rebouças, Campus Rio Tinto. Cada Ouvidoria terá sua senha própria para ter acesso ao sistema e o governador Ricardo Coutinho terá uma senha geral para observar em tempo real, caso queira. A Ouvidoria Geral fará o monitoramento de todo o sistema. Atualmente, o Governo do Estado dispõe de 38 Ouvidorias em funcionamento. As demandas de um órgão que ainda não dispõe de Ouvidoria podem ser apresentadas de forma presencial na Ouvidoria Geral que funciona na Rádio Tabajara ou pelo site www.ouvidoria.pb.gov.br. As demandas anônimas também são encaminhadas ao órgão relacionados.
Confira os telefones de algumas Ouvidorias do Governo da Paraíba:
– Ouvidoria da Cagepa – Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba Telefone: (83) 3218-1366
– Ouvidoria da ARPB – Agência Reguladora do Estado da Paraíba – Telefone: 0800-281-6644
– Ouvidoria Estadual da Secretaria Estadual da Saúde – Telefone: (83) 3218-7475 / 0800-083-5000
– Ouvidoria da Agevisa – Agência Estadual da Vigilância Sanitária – Telefone: (83) 3218-5933
– Ouvidoria do Hospital Edson Ramalho – Telefone: (83) 3218-7991
– Ouvidoria do Hemocentro da Paraíba – Telefone: (83) 3218-7610/7611
– Ouvidoria Maternidade Frei Damião – Telefone: (83) 3215-6002
– Ouvidoria do Hospital de Trauma de Campina Grande – Telefone: (83) 3310-5850
– Ouvidoria do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena – Telefone: (83) 3216-5783
– Ouvidoria de Polícia – Telefone: (83) 3222-2143/3044 e 0800-281-9010
– Ouvidoria Geral do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba – Telefone: 0800-083-0018
– Ouvidoria da Detran – Departamento Estadual de Trânsito – Telefone: (83) 3216-2544