Vereador cobra explicações da PMJP sobre retaliação aos comerciantes da Lagoa
O vereador Raoni Mendes (PDT) se solidarizou, nesta terça-feira (16), com o comerciantes que trabalham nos quiosques do Parque Sólon de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa. Os comerciantes ocuparam as galerias da Câmara Municipal da Capital para protestar contra a retirada dos quiosques anunciada pela prefeitura, além das multas exorbitantes aplicadas pela falta de licença ambiental.
Raoni Mendes votou a favor de um requerimento, de autoria do vereador Renato Mendes (PSB), que propôs a formação de uma Comissão, composta por representantes da Câmara e dos comerciantes, com a finalidade de encontrar soluções para o problema. A Prefeitura de João Pessoa multou cada uma das unidades em quase R$ 10 mil e exige, ainda, que eles deixem o local.
O parlamentar criticou o Executivo Municipal por não ter incluído os trabalhadores da Lagoa no projeto de revitalização, além de não ter buscado soluções para a situação dos comerciantes, que trabalham no local há mais de 20 anos. “A prefeitura pretende gastar R$ 4 milhões, apenas para retirar os quiosques existentes no local, e vira as costas para 42 famílias. Esse é um governo que mente. Fizeram propaganda mentirosa de um projeto que não existe”, ressaltou Raoni.
O secretário-geral da Associação dos Comerciantes de quiosques da Lagoa, Garcez Filho, disse que a maioria dos comerciantes trabalha devidamente regulamentado. “Temos um sentimento de retaliação, pois a prefeitura só nos chamou para negociar algo depois que o projeto estava pronto. Se trabalhamos naquela área há mais de 20 anos, por que não convidaram a gente para discutir? As multas são abusivas e a vigilância sanitária tem feito pressão para que não possamos trabalhar”, alegou.
Segundo os comerciantes, o secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Hidelvânio Macedo, afirmou que eles deverão deixar o local. “Ele disse que se a gente não sair, o trator vai derrubar os nossos quiosques. Então, que passe o trator, que eu vou estar dentro do meu quiosque”, disse Garcez Filho.