Congresso

A Paraíba sediará, de 09 a 12 de junho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e a 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica. O evento, organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fernando Monti, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, entre outras autoridades. A solenidade oficial de abertura acontecerá às 17h30 da terça-feira (9).

No total foram disponibilizadas três mil vagas para secretários, profissionais e estudantes da área da saúde. O evento já conta com mais de dois mil inscritos, que durante quatro dias estarão reunidos para debater as práticas de Gestão do SUS, Governança Regional, Política de Atenção Básica, Fundações Estatais na Área da Saúde, dentre outros temas. Será abordado também o tema da XV Conferência Nacional de Saúde: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”. As inscrições pelo site já foram encerradas, mas os interessados que ainda queiram participar podem se inscrever no local do evento.

Com o tema “Equidade na Gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, o congresso será um espaço de debate com a finalidade de ampliar o entendimento das equipes gestoras do SUS sobre as políticas públicas, com foco no enfrentamento das desigualdades regionais, e defender os princípios basilares dessa política inscritos na Constituição Federal, mostrando a saúde como direito de cidadania. O evento contará com um stand da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O poeta paraibano Jessier Quirino será a atração principal da cerimônia de abertura.

De acordo com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, a realização desse congresso na Paraíba traz, além de oportunidades, grandes responsabilidades. “A oportunidade de defender intransigentemente os direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs das regiões Norte e Nordeste, com clareza e a certeza de que temos essa missão na construção do sistema de saúde brasileiro. De início pensávamos em um evento pequeno, que tomou uma grande dimensão. Além do ministro da Saúde, do presidente do Conasems e do governador da Paraíba, contaremos com a presença dos governadores de todas as 27 unidades federativas do país, ou seja, os governadores dos 26 estados e do distrito federal estarão presentes no congresso”, disse.

A secretária estadual de Saúde, Roberta Abath, frisou a relevância da realização do congresso na Paraíba. “Esse evento tem como relevância não só para o Brasil, mas para as Américas, na condução da saúde pública de forma integral. Estarão presentes todas as representações da saúde nas três esferas de gestão, de forma tripartite, os Conselhos Formais Deliberativos e a Organização Pan-Americana de Saúde. Pela primeira vez no Brasil, a Paraíba recebe, num ano em que se configura como o maior desafio a ser ultrapassado para a saúde, os representantes e dirigentes da saúde em todos os âmbitos federativos. Espera-se, de forma unificada e integral, a busca de soluções para as fragilidades enfrentadas. Que o sol que nasce primeiro em todas as Américas possa clarear e iluminar as soluções esperadas para todos os brasileiros, que clamam por uma saúde humanizada”, concluiu Roberta Abath.