Luiz Couto quer ‘Mais Médicos’ como política de Estado
Projeto do deputado federal Luiz Couto (PT-PB) altera a lei que trata das ações e serviços de saúde e incorpora o ‘Mais Médicos’ ao Sistema Único de Saúde (SUS), com recursos garantidos no orçamento da seguridade social, fazendo com que o programa passe a ser efetivado como política de Estado.
Couto explica que as políticas de Estado geralmente envolvem um corpo de funcionários, especializado e dedicado ao estudo, que acompanha e formula as orientações das iniciativas vinculadas às suas áreas.
Para ele, o ‘Mais Médicos’ deve ser implementado como política de Estado até que existam médicos formados o suficiente para atender às necessidades da população em todo o território nacional.
O parlamentar defende, ainda, que haja uma política de formação de médicos no interior do país, e que a pessoa que termine o curso possa exercer a medicina na sua região sem a necessidade de se mudar para as grandes cidades e metrópoles.
“Na execução do ‘Mais Médicos’ ficou claro que os profissionais brasileiros ficam concentrados nas grandes metrópoles, onde exercem cargos no sistema público de saúde e paralelamente atuam em seus consultórios e nos hospitais particulares”, ressalta.
Luiz Couto constata que, no Brasil, a medicina é vista mais como uma oportunidade de ascensão social e financeira do que como um espaço para um serviço social essencial à população, principalmente para quem não pode pagar pelos custos da saúde.