Cel Euller Chaves

Diferente do que alguns querem fazer crer, há três anos consecutivos os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) são cada vez menores na Paraíba.

A informação é do Coronel Euller Chaves, Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), em entrevista nesta quinta-feira (9) ao programa Fala Paraíba, da Rádio Tabajara.

Segundo o comandante, os índices de CVLI são decrescentes desde 2012 na Paraíba, “com a política de segurança pública implantada pelo Governador Ricardo Coutinho desde sua posse em janeiro de 2011”, revelou.

Os números cada vez menores de Crimes Violentos Letais Intencionais na Paraíba são atestados pelo Núcleo de Análise Criminal e estatística (Nace), criado na primeira gestão socialista, e que atua com todo rigor na contabilidade dos crimes. Para se ter ideia do rigor de sua atuação, a metodologia de contagem utilizada pelo Nace é a multifonte, de maneira que vários órgãos contribuem com informações sobre esses crimes para a criação de um banco de dados único. Ao mesmo tempo em que a Polícia Militar informa os dados preliminares das ocorrências, o Instituto de Polícia Científica (IPC) repassa ao setor a lista de cadáveres provenientes de morte violenta. Já a Polícia Civil complementa as informações por meio de dados de inquéritos policiais. Por fim, todos os documentos recebidos são conferidos em um processo de convalidação de dados.

Os dados estatísticos que computam a queda de CVLI na Paraíba, segundo o Coronel Comandante, é fruto de uma nova metodologia de atuação policial, aliada aos investimentos de 60 milhões de reais do Governo do Estado na Polícia Militar nestes últimos quatro anos, assegurou.