Wilson Filho: “Zona Franca tem raio de 250 km a partir de CZ”
O deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB) garantiu que a nova versão da Zona Franca do Semiárido, PEC nº 19/11, proposta por ele, abrange um raio de 250 quilômetros a partir do município de Cajazeiras (PB).
Segundo ele, com essa abrangência, a ZF do Semiárido beneficiará seis Estados nordestinos: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia, em algumas centenas de municípios.
A rigor, a Zona Franca do Semiárido proporcionará às empresas e indústrias que queiram se instalar na região isenções e incentivos fiscais a exemplo do que se fez em Manaus. No caso nordestino, numa primeira etapa, a Zona Franca terá prazo de 30 anos para isenções e incentivos fiscais dados pelo Governo Federal.
Segundo informações, a área de abrangência chegará a Campina Grande, Picuí, Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, além de inúmeros municípios do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia, que estarão trabalhando pela instalação da Zona Franca, gerando mais empregos e renda.
O deputado paraibano autor da proposta, acredita que aprovada a PEC 19/11, as regiões beneficiadas começarão a ganhar mesmo antes da chegada das empresas e indústrias, vez que aquelas que tiverem melhor infraestrutura para absorvê-las, como aeroportos, boas estradas, internet, telefonia, etc…, serão as mais visadas para receberem novos empreendimentos.
A revelação de Wilson Filho foi feita neste domingo (5) em entrevista ao programa Trem das Onze, na Rádio Alto Piranhas (Cajazeiras).
Estados e Municípios
Wilson Filho explicou que a par dos incentivos e das isenções que o Governo Federal dará às indústrias e empresas que vierem se instalar na Zona Franca do Semiárido, Governadores e Prefeitos poderão também propor incentivos e isenções em suas jurisdições, aumentando assim os atrativos fiscais, geográficos e de território, para que prioritariamente esses novos investimentos venham para seus Estados e Municípios.
A propósito, o parlamentar paraibano confirmou ainda para este mês, possivelmente, a realização de uma audiência pública em Cajazeiras, para a discussão sobre os benefícios de uma Zona Franca para o Semiárido.