A bancada paraibana no contexto federal
Acredito que após esses 40 e poucos dias de início da nova legislatura, já podemos dimensionar a importância de nossa bancada federal no contexto nacional e, principalmente, no Congresso em Brasília. Vimos vários de nossos deputados assumindo cargos de destaque, e nossa esperança é de que esses cargos resultem em novas oportunidades para nosso estado tão sofrido e quase sem esperança de dias melhores.
Por muito tempo, fomos testemunhas de quedas de braço que fizeram a presidente Dilma passar um longo tempo sem pisar em solo paraibano. Isso demonstra que, ao invés de brigar por destaque ou simular importância, nossos representantes deveriam fazer o dever de casa e assim trabalhar pelo desenvolvimento da Paraíba, carreando recursos e novos projetos. Ações governamentais capazes de destravar eixos propulsores da inovação e do desenvolvimento.
Nessa nova legislatura, temos a liderança da oposição com forte atuação do senador Cássio Cunha Lima à frente do PSDB nacional, o senador José Maranhão na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Efraim Filho na primeira vice-liderança do Democratas, a segunda vice-liderança do PTB, com Wilson Filho, Pedro Cunha Lima na vice-liderança do PSDB, Rômulo Gouveia segundo vice- líder do PSD e Wellington Roberto como primeiro vice líder PR.
Para os que não vivenciam o dia-a-dia da política, as decisões de pautas, os debates sobre o trato do governo com a casa legislativa é todo feito no colégio de líderes com a participação dos vice-líderes representando assim, uma enorme força no contexto político de Brasília. É sabido de todos que essa força é transformada em recursos, pleitos atendidos, trânsito livre. Consequentemente as bases desses políticos vislumbram resultados favoráveis e diferenciados. Com tantos representantes nossos em várias comissões em Brasília, esperamos que esse primeiro biênio, da atual legislatura, seja bastante proveitoso para a nossa Paraíba. Esperamos que nessa legislatura não exista situação, oposição ou mesmo partido, o que nos une é a bandeira da Paraíba.
João Marcelo Alves Macêdo
*Professor e Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba